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ARTIGO ARTE E PSICANÁLISE

             inconsciente, sua animalidade,                                    se fazer jovem, macrocéfala
             tudo o que ele mesmo ignora e                                     com mãos desproporcionais e
             que nós, postos em seu ponto de                                   vestuário inapropriado, como
             vista imaginamos saber.                                           a que vemos no quadro de
             O terceiro movimento da empa-                                     Quinten Metsys (1465-1530)
             tia refere-se ao retorno dos                                      tendemos a dizer que ela é
             traços de não identificação, os                                   antipática. Contudo é aqui e
             traços inhumanos ou desaper-                                      não nas pacificadoras telas
             cebidos ao próprio sujeito. Aqui                                  de Spitzweg que colocamos a
             empatia é conflito e indetermi-                                   prova nossa empatia. A empa-
             nação. Aqui está a relação com                                    tia se forma na relação com o
             este outro que Lacan chamou                                       conflito, não na simpatia pelos
             de inconsciente. O Outro como                                     nosso próprios espelhos. A
             lugar de onde recebemos nossa                                     figura retratada na tela, pro-
             própria mensagem e maneira                                        vavelmente uma pessoa que
             invertida, e por isso não a reco-                                 sofria de osteíte deformante
             nhecemos. Isso retroage sobre                                     representa o que há de mais
             o espectador produzindo dis-     QUENTIN MACEYS, UGLY DUCHESS, 1513  inhumano em cada um de nós,
             tância ou aproximação, envol-                                     a perda de nossas aparên-
             vendo uma primeira fase do que                                    cias. Mas a mera informação
             pode ser compartilhado. É o      enquete, é justamente a obra     de que se trata do retrato de
             que se observará nas telas que   de Spitzweg chamada “Pobre       uma doença parece bastar
             fazem da paisagem uma estra-     Poeta” (1839):                   para mudar nosso sentimento
             tégia de aproximação entre os    Reduzido a um cubículo com       ético inicial com a persona-
             personagens.                     goteiras, com sua caneta e seu   gem.  Aqueles que querem
             O quarto tempo da empatia é      roupão amarrotado ele tem uma    uma empatia barata, feita de
             a retribuição do percurso ao     face compenetrada, que nos faz   gostos que eu quero pagar,
             próprio outro que se produziu    pensar no ridículo da situação   que deixam nossas crianças a
             nestas três passagens anterio-   daquele que quer pensar os pro-  salvo do sexo e da brutalidade
             res. A partilha do sensível não é   blemas mais grandiloquentes   são aqueles que querem criar
             necessariamente uma partilha     tendo diante de si as mais óbvias   cordeiros sem conflitos. Cor-
             amorosa, nem mesmo de admi-      e iminentes llimitações. Mas não   deiros para os quais a empatia
             ração ou aprovação. Empatia é    é essa a condição de todos nós?    será impossível. Este, aliás,
             justamente uma experiência que   Vê-se assim como a empatia       é um dos aspectos mais inte-
             envolve um momento de desi-      parte do particular, descobre    ressantes da teoria de Judith
             dentificação e estranhamento. O   dentro dele a sua singularidade   Butler, a saber, a ideia de que
             marco desta separação é minha    própria para terminar em um      longe de existirem apenas dois
             própria condição de objeto, exi-  movimento de universalização,   gêneros há muitos gêneros
             lada no outro. É esse o núcleo   que bem se expressa na vertente   indiscerníveis, gêneros que
             traumático que não estamos       da compaixão.                    foram historicamente tratados
             dispostos a admitir: o gozo do   Os limites de nossa capacidade   como abjetos.
             outro como fonte e perturbação   de empatia são também os         Aqueles que queimam bruxas
             e minha própria segurança onto-  limites de nossa experiência de   em nossa época, valendo-se
             lógica.  Este quarto momento     linguagem, de nossa forma ótica   do cristianismo para perseguir
             envolve, portanto, uma espécie   e mais ainda, de nossa própria   formas estranhas ou surpre-
             de crítica do juízo, uma sus-    condição de objeto. Por isso     endentes. Aqueles que veem
             pensão da determinação que       quando encontramos uma figura    pedofilia em qualquer nudez,
             encerra o outro em sua imagem.   grotesca, meio homem, meio       ou os que julgam uma pintura
             Um recurso ou sinal de que isso   mulher, meio velha tentando     pelo seu tema estão destruindo
             se efetua pode ser encontrado                                     a experiência, mas extensa da
             na emergência do humor e do                       SPITZWEG, POBRE POETA, 1839  empatia. Com isso privam-se de
             cômico. Afinal é em sua teo-                                      um recurso fundamental para
             ria sobre os chistes que Freud                                    tratar conflitos em geral de
             desenvolve a noção de empatia                                     modo a torná-los produtivos. O
             (Einfüllung). Não seria por outro                                 cuidado pode ser difícil de ensi-
             motivo que o quadro preferido                                     nar, mas sabemos quando ele
             dos alemães, em uma recente                                       está sendo maltratado.



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