A Biblioteca Mário de Andrade apresenta a exposição “Sala de Máquinas”, individual de André Azevedo (PR, 1977), com texto crítico de Ana Paula Lopes e Thierry Freitas. A mostra será
A Biblioteca Mário de Andrade apresenta a exposição “Sala de Máquinas”, individual de André Azevedo (PR, 1977), com texto crítico de Ana Paula Lopes e Thierry Freitas. A mostra será exibida no Espaço Tula Pilar Ferreira.
Há mais de uma década, o artista utiliza a máquina de escrever como instrumento central de sua prática. O som mecânico das teclas – repetitivo e ritmado – integra o processo de construção das obras, formadas por extensos campos tipográficos que, à distância, assumem configurações geométricas ou figurativas e, de perto, revelam-se como composições de letras, palavras e códigos reorganizados. O processo envolve repetição, recombinação e desvio, incorporando o erro como parte constitutiva do trabalho.
Referências ao universo fabril e corporativo também fazem parte de sua prática. À máquina de escrever somam-se a máquina de costura e o uso de tecidos, ampliando as possibilidades materiais do trabalho. A partir da lógica da trama, a escrita é tratada como elemento compositivo e imagem.
Para a Biblioteca Mário de Andrade, o artista desenvolveu uma obra de grandes dimensões que ocupa o espaço central da sala. A peça é construída a partir de fitas já utilizadas em máquinas de escrever, reunidas ao longo dos últimos anos. Diante desse acúmulo denso de palavras impressas, Azevedo intervém novamente, cobrindo fragmentos, sobrepondo camadas e estabelecendo conexões entre trechos distintos, como quem entrelaça fios até formar uma ampla rede.
Ao deslocar a máquina de escrever – hoje fora do circuito funcional da escrita cotidiana – de sua função original, o artista trabalha com dispositivos analógicos para pensar as mudanças na linguagem ao longo do tempo.
Serviço
Exposição | Sala de Máquinas
De 28 de fevereiro a 26 de abril
Segunda a sexta, das 9h às 21h, finais de semana e feriados, das 9h às 18h
Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 - São Paulo - SP