Exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra"

qua24set(set 24)10:00sab08nov(nov 8)18:00Exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra"Exposição no Centro Cultural dos Correios revela traço inconfundível do mestre do claro-escuro em gravuras carregadas de intensidade e emoção Centro Cultural Correios RJ, Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Corredor Cultural, Rio de Janeiro - RJ

Detalhes

As emoções humanas se revelam nos rostos de personagens bíblicos, crianças, idosos, mendigos, parentes e figuras anônimas. Em comum a todos, o traço inconfundível do mestre do claro-escuro. O Rio receberá uma exposição inédita com 69 gravuras originais do holandês Rembrandt van Rijn (1606–1669), considerado um dos maiores artistas de todos os tempos. A mostra Rembrandt – O mestre da luz e da sombra ficará em cartaz de 24 de setembro a 8 de novembro no Centro Cultural dos Correios, com entrada franca. Depois segue para Belo Horizonte e Vitória.

O público carioca poderá conferir obras como Autorretrato com Saskia (1636), A Descida da Cruz (1633), Ressurreição de Lázaro (1632), O Jogador de Cartas (1641), O Manto de José Trazido a Jacó (1633), A Fuga para o Egito (1633) e Cristo Expulsando os Cambistas do Templo (1635). Nas gravuras, o artista usou principalmente a água-forte, técnica que consiste em desenhar sobre uma placa de cobre coberta de tinta, que depois é exposta ao ácido para criar as linhas desejadas.

Rembrandt revolucionou a arte ao combinar uma técnica impecável com a sensibilidade única para captar a psicologia e a humanidade de seus personagens. Ele combinou a água-forte à ponta-seca, criando obras de riqueza e profundidade incomparáveis. Suas estampas não são meras ilustrações: são espaços de experimentação, nos quais a matriz é retrabalhada, alterada e impressa em múltiplas camadas, permitindo acompanhar o inquieto processo criativo do artista.

Ao longo de sua carreira, Rembrandt deixou mais de 300 pinturas, 300 gravuras e cerca de 2 mil desenhos, entre autorretratos, paisagens, retratos coletivos e cenas bíblicas. O uso inovador da luz e da sombra — a técnica chamada chiaroscuro — influenciou não apenas seus contemporâneos, mas também movimentos artísticos posteriores, desde o Impressionismo e até o cinema moderno. Em cada obra, ele investiga a emoção interior, os laços espirituais e o mistério da experiência humana. Sua maestria no uso da luz e da sombra confere às águas-fortes uma intensidade dramática que as torna imediatamente reconhecíveis.

“O que torna Rembrandt atemporal é a capacidade de capturar a alma humana. Suas obras traduzem emoções e dilemas universais, como dor, fé, amor, envelhecimento e esperança. Olhar para uma gravura sua é atravessar os séculos e ainda encontrar relevância, humanidade e verdade”, explica Luca Baroni, curador da mostra e diretor da Rede dos Museus das Região Marche Nord, Itália.

Rembrandt – O mestre da luz e da sombra chega ao Brasil por intermédio da Premium Comunicação Integrada de Marketing, empresa responsável pela realização de sete mostras de arte no país, incluindo Leonardo Da Vinci e Picasso. “Apreciar uma gravura original de Rembrandt é estar diante da história da humanidade. É viver uma experiência que antes era privilégio de quem visitava museus na Europa. A presença dele no Brasil é, antes de tudo, um gesto simbólico. Num país marcado por polarizações e excesso de ruído, sua arte convida à escuta, à introspecção e ao encontro com o que realmente importa”, afirma Álvaro Moura, diretor da Premium.

Um dos principais objetivos da exposição é mostrar que a arte não é elitista. “Democratizar o acesso a obras de tamanha importância é permitir que crianças, jovens, famílias, estudantes e curiosos tenham contato com um dos pilares da cultura ocidental. Ao abrir gratuitamente as portas para o público, o projeto reafirma a ideia de que cultura não é luxo, mas direito e necessidade coletiva”, complementa Moura.

A exposição no Centro Cultural dos Correios também é marcada pela acessibilidade. Além de recursos como legenda, tradução em libras e descrição das postagens nas redes sociais, Rembrandt – O mestre da luz e da sombra conta com placas em braile nos locais das exposições e um autorretrato em 3D do artista com recurso tátil.

Serviço
Exposições | Rembrandt – O mestre da luz e da sombra
De 24 de setembro a 8 de novembro
Terça a sábado, das 10h às 18h

Período

24 de setembro de 2025 10:00 - 8 de novembro de 2025 18:00(GMT-03:00)

Local

Centro Cultural Correios RJ

Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Corredor Cultural, Rio de Janeiro - RJ

Outros eventos

Como chegar