Exposição "RECONSTRUINDO – Cartografias Afetivas"

sab07fev(fev 7)11:00sab16mai(mai 16)17:00Exposição "RECONSTRUINDO – Cartografias Afetivas"A mostra reúne cinco artistas mulheres do Brasil, Chile e Itália, cujas práticas transformam a urgência ambiental em experiência sensível. FAMA Museu, Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9 – Centro – CEP 13300-190 – Itu – SP

Detalhes

Há uma sensação crescente de que o mundo nos pede para desacelerar, escutar com mais atenção e reconsiderar a forma como habitamos o planeta. No encontro entre arte, ecologia e emoção, a exposição RECONSTRUINDOCartografias Afetivas surge como refúgio poético e, ao mesmo tempo, como um potente chamado à ação.

Acolhida pelo Museu FAMA, em Itu (SP), a mostra reúne cinco artistas mulheres do Brasil, Chile e Itália, cujas práticas transformam a urgência ambiental em experiência sensível. Em cartaz de 7 de fevereiro a 16 de maio de 2026, a exposição convida o público não apenas a observar — mas a habitar a arte.

O olhar feminino como força de transformação

Inspirada nas palavras da filósofa Donna Haraway — “Não há fora da natureza; estamos dentro de uma rede de relações que devem ser pensadas, narradas e reconfiguradas” —, RECONSTRUINDO coloca o humano no centro das decisões, guiado por uma sensibilidade reconhecida como feminina.

Cuidado, atenção, emotividade, coragem e reflexão estruturam a arquitetura afetiva da exposição. Não se trata de uma arte que explica; é uma arte que sente. Contemporânea em linguagem e técnica, as obras convidam o visitante a aprender pela experiência, pela observação e pela empatia.

Cinco artistas, uma convicção compartilhada

Mesmo reconhecendo a deterioração ambiental e a desesperança coletiva, as artistas se recusam a ceder ao imobilismo. Em seu lugar, oferecem narrativas visuais enraizadas na resiliência e na regeneração:

  • Yto Aranda apresenta ((eco))sistema, uma instalação imersiva que traduz a comunicação oculta dos bosques esclerófilos do Chile por meio de luz, som, módulos tecidos em sisal e tecnologias sensoriais — convidando o público a um diálogo ativo com a inteligência vegetal.
  • Marina Bellino transforma mosaicos de vidro em constelações de resistência em Amazônia em Fragmentos. Sua obra escuta a Terra ao mesmo tempo em que amplifica as vozes dos povos indígenas do Vale do Javari e a delicada dinâmica dos “rios voadores” da Amazônia.
  • Klaudia Kemper investiga a relação entre corpo feminino, território e interdependência por meio de telas de algodão suspensas, inspiradas na filosofia do Bem Viver — existir em harmonia com os ciclos da natureza.
  • Soledad Neira volta o olhar para heróis invisíveis do ecossistema. Seus retratos de insetos, bordados em tecidos reciclados e cerzidos, celebram adaptação, trabalho e a beleza silenciosa de formas de vida essenciais à sobrevivência do planeta.
  • Clara Salina confronta a cultura do consumo em Códigos de Futuro, rastreando resíduos plásticos por meio de códigos de barras e trazendo à cena um ator frequentemente ausente do debate ambiental: os supermercados. Sua obra questiona quem, afinal, detém o poder de moldar futuros sustentáveis

Serviço
Exposição | RECONSTRUINDO – Cartografias Afetivas
De 7 de fevereiro a 16 de maio
Quarta a domingo, das 11h às 17h

Período

7 de fevereiro de 2026 11:00 - 16 de maio de 2026 17:00(GMT-03:00)

Local

FAMA Museu

Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9 – Centro – CEP 13300-190 – Itu – SP

Outros eventos

Como chegar