Exposição "Água Pantanal Fogo"
Detalhes
As ameaças ao delicado regime hídrico que sustenta a enorme biodiversidade do Pantanal, um dos seis principais biomas brasileiros, tornaram-se evidentes nos últimos anos. Afetado pelo desmatamento
Detalhes
As ameaças ao delicado regime hídrico que sustenta a enorme biodiversidade do Pantanal, um dos seis principais biomas brasileiros, tornaram-se evidentes nos últimos anos. Afetado pelo desmatamento nas regiões altas próximas, que deixa desprotegidas as nascentes e as margens dos rios formadores do Pantanal, esse mundo de águas, descrito como “paraíso terrestre” pelos primeiros portugueses e espanhóis que lá chegaram no século 16, está cada vez mais seco. Pior: desde 2020, a região arde diante dos nossos olhos, numa série histórica de incêndios florestais.
Esta exposição foi pensada como um manifesto contra as perdas severas que as mudanças climáticas e a ação humana vêm impondo ao Pantanal, em uma longa (e continuada) história de agressão. Foi a sensibilidade do curador Eder Chiodetto que reuniu dois dos maiores fotógrafos em ação no Brasil hoje, Lalo de Almeida e Luciano Candisani, para compor um conjunto de imagens que contrapõe a beleza viva da paisagem pantaneira aos efeitos devastadores da seca e do fogo.
O que move o Documenta Pantanal é a crença no poder de manifestações culturais potentes – como as fotografias reunidas aqui – de documentar, alertar, sensibilizar e mobilizar públicos no Brasil e no mundo. Desde 2019, a iniciativa se empenha em apontar os efeitos das mudanças climáticas e da ação humana sobre o Pantanal em filmes, livros e campanhas, entre outras ações.
Para nós, faz todo sentido trazer Água Pantanal Fogo a um museu que se dedica a perscrutar nossos futuros possíveis. Tanto mais no ano em que o Brasil sedia a COP, principal conferência internacional sobre o clima e, ao mesmo tempo, vê se desenharem tantas ameaças ao nosso ainda deficiente regramento ambiental.
No centro desta exposição está um bioma de relevância internacionalmente reconhecida por sua biodiversidade e como fonte de água doce, e de forte influência sobre o clima brasileiro e sul-americano. O Pantanal é o paradigma de uma urgência que diz respeito a todos nós, que vivemos neste planeta. Mais do que defender a necessidade óbvia de conservar os nossos patrimônios naturais, interessa-nos, aqui, convocar públicos cada vez mais amplos a tomar consciência da gravidade da crise climática e a refletir sobre o que é preciso fazer para contê-la.
Serviço
Exposição | Água Pantanal Fogo
De 18 de julho a 25 de novembro
Quinta a terça-feira, das 10h às 18h
Período
18 de julho de 2025 10:00 - 25 de novembro de 2025 18:00(GMT-03:00)
Local
Museu do Amanhã
Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ