Casa Triângulo
Rua Estados Unidos, 1324, São Paulo - SP
Events at this location
Tipo de evento
Todos
Bienais
Comemoração
Concerto
Exposição
Feira
Festival
Instalação
Lançamento
Mesa redonda
Mostra
Projeto
Seminário
Teatro
Estado
Todos
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Internacional
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins
Espaço
Todos
A ESTUFA
A Gentil Carioca
A Gentil Carioca | São Paulo
A7MA Galeria
Academia Brasileira de Arte (ABRA)
Alban Galeria
Aliança Francesa
Almeida & Dale
AM Galeria de Arte
Americas Society/Council of the Americas
Anita Schwartz Galeria de Arte
Antigo prédio da Telesp
Arte 57
Arte132 Galeria
ArteFASAM Galeria
Arteformatto
Artur Fidalgo galeria
Ateliê 31
Ateliê Galeria Priscila Mainieri
Ateliê397
Aura Galeria
auroras
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - USP
Biblioteca Mário de Andrade
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Bolsa de Arte
Bolsa de Arte - Porto Alegre
C. Galeria
C.A.M.A. [Colaboração entre Agentes do Mercado de Arte]
CAIXA Cultural Brasília
CAIXA Cultural Salvador
Canteiro – Campo de Produção em Arte Contemporânea
Capela do Morumbi
Casa Contemporânea
Casa das Caldeiras
Casa de Cultura do Parque
Casa de Vidro Lina Bo Bardi
Casa do Povo
Casa França-Brasil
Casa Gabriel
Casa Gerassi
Casa Museu Ema Klabin
Casa Museu Eva Klabin
Casa Roberto Marinho
Casa SP–Arte
Casa Triângulo
Casa Zalszupin
Casagaleria e Oficina de Arte Loly Demercian
Cassia Bomeny Galeria
CCBB Brasília
CCBB RJ
Central Galeria
Centro Atlântico de Arte Moderno (CAAM)
Centro Citibanamex
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH)
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Centro Cultural Casarão
Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB)
Centro Cultural Correios São Paulo
Centro Cultural da PGE-RJ
Centro Cultural Fiesp
Centro Cultural Futuros - Arte e Tecnologia
Centro Cultural Inclusartiz
Centro Cultural Justiça Federal
Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios
Centro Cultural São Paulo
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Centro Cultural Sesc Quitandinha
Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Choque Cultural
Ciclovia da Av. Paulista
Cidade das Artes
Cidade do Porto
Colégio Anglo-Brasileiro
Complexo Cultural Funarte SP
Complexo Esportivo do Estádio do Pacaembu
DAN Galeria
DAN Galeria Contemporânea
DAN Galeria Sala São Pedro
Danielian Galeria
ECEU - Espaço Cultural e de Extensão Universitária / FMRP, USP
Edifício Cetenco Plaza
Edifício Vera
Edson Natale
Entorno do Jardim de Esculturas, Praça da Paz e região dos Lagos do Ibirapuera
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Espaço Arte Vivo (anexo do Teatro Vivo)
Espaço Ateliê Alê
Espaço Cultural Arte Sesc
Espaço Cultural Correios
Espaço Cultural Correios Niterói
Espaço Expositivo Maureen Bisilliat - Térreo MIS
Espaço Fundação Stickel
Espaço Gruta
Espaço State
Espaço Zagut
Estação ferroviária de Conselheiro Lafaiete
Estação Palmeiras-Barra Funda
Estação Trianon-Masp
FAMA Museu
Farol Santander
FGV Arte
Fliparacatu
Funarte São Paulo
Fundação das Artes
Fundação Ecarta
Fundação Iberê
Fundação Joaquim Nabuco
Gaby Indio da Costa – Arte Contemporânea
Galeria Alma da Rua
Galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea
Galeria Athena
Galeria BASE
Galeria Casa
Galeria Cássia Bomeny
Galeria Cavalo
Galeria Chico da Silva
Galeria Clima
Galeria Comtempo
Galeria Contempo
Galeria de Arte André
Galeria de Arte BDMG Cultural
Galeria de Arte Ipanema
Galeria de Artes do Instituto CPFL
Galeria de Babel
Galeria Dezoito
Galeria Eduardo Fernandes
Galeria Estação
Galeria Fortes D’ Aloia & Gabriel RJ
Galeria Francisco Fino
Galeria Frente
Galeria Galatea
Galeria Gravura Brasileira
Galeria Hugo França
Galeria Index
Galeria Jacques Ardies
Galeria Jaqueline Martins
Galeria JB Goldenberg
Galeria Leme
Galeria Luis Maluf
Galeria Luisa Strina
Galeria Lume
galeria MaPa
Galeria Marcelo Guarnieri
Galeria Marco Zero
Galeria Marilia Razuk
Galeria Metrópole
Galeria Millan
Galeria Movimento
Galeria Murilo Castro
Galeria Nara Roesler - SP
Galeria Nara Roesler NY
Galeria Patricia Costa
Galeria Plexi
Galeria Poente
Galeria Raquel Arnaud
Galeria Reocupa
Galeria São Paulo Flutuante
Galeria Tato
Galeria Vermelho
Galeria Ybakatu
Galleria Continua - Roma
Galpão 556
Galpão Fortes D'Aloia & Gabriel - SP
Galpão Fortes D’Aloia & Gabriel
Goethe-Institut
Gomide & Co
Helena Fretta Galeria de Arte
Herança Cultural
HOA Galeria
IMS - Instituto Moreira Salles
Instituto Artium
Instituto Camões
Instituto Çarê
Instituto de Arte Contemporânea (IAC)
Instituto Inhotim
Instituto Tomie Ohtake
Itaú Cultural
Janaina Torres Galeria
Japan House São Paulo
Léo Bahia Arte Contemporânea
Livraria da Travessa
Livraria Martins Fontes
Livraria Megafauna
LONA Galeria
Luciana Brito Galeria
LURIXS: Arte Contemporânea
MAC Niterói
MAC USP
MAM Bahia
Marcio Gobbi escritório de Arte
Marina da Glória
Mario Cohen
Marli Matsumoto Arte Contemporânea
MASP
Matias Brotas Arte Contemporânea – MBac
Matilha Cultural
Memorial da Resistência de São Paulo
Memorial de Arte Adélio Sarro
Memorial Minas Gerais Vale
Mendes Wood
Mendes Wood DM
MGallery Hotel Collection
MIS Experience
Mitre Galeria
Mosaico Fotogaleria
Mosaico Imagem
Mul.ti.plo Espaço Arte
Museo Nacional de Bellas Artes
Museu A CASA do Objeto Brasileiro
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Museu Alfredo Andersen
Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia - MuBE
Museu da Fotografia Fortaleza
Museu da Imagem e do Som
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Museu da Língua Portuguesa
Museu da República
Museu das Culturas Indígenas
Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
Museu de Arte de Brasília
Museu de Arte do Espírito Santo (Maes)
Museu de Arte do Rio - MAR
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio)
Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS / SP
Museu de Congonhas
Museu do Pontal
Museu Histórico Nacional
Museu Judaico de São Paulo
Museu Lasar Segall
Museu Nacional da República
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Nara Roesler RJ
NONADA
Nonada ZN
Nonada ZS
Número Galeria
Oficina Cultural Oswald de Andrade
OMA Galeria
Paço das Artes
Paço Imperial
Panamericana Escola de Arte e Design
Paulo Kuczynski Escritório de Arte
Pavilhão Central da Bienal de Veneza
Pavilhão da Bienal
Pavilhão Japonês
Pina Estação
Pina Luz
Pinacoteca Benedicto Calixto
Pinacoteca Contemporânea
Pinacoteca do Ceará
Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo
Pinakotheke Rio de Janeiro
Pinakotheke São Paulo
Pivô
Portas Vilaseca Galeria
Praça Charles Miller
Prefeitura Municipal de Ouro Preto
Proarte Galeria Leia mais em: https://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/proarte-galeria/
Projeto Vênus
Quadra Esporte Clube Dourados
Referência Galeria de Arte
Residencia Fonte
Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André
São Paulo
Sé Galeria
Sesc 14 Bis
Sesc 24 de Maio
Sesc Araraquara
Sesc Avenida Paulista
Sesc Belenzinho
Sesc Bom Retiro
Sesc Consolação
Sesc Copacabana
Sesc Ipiranga
Sesc Pinheiros
Sesc Pompéia
Sesc Ribeirão Preto
Sesc Santo Amaro
Sesc São Gonçalo
Sesi Campinas
Shopping Eldorado
Shopping Light
Shopping Pátio Paulista
Silvia Cintra + Box4
Silvia Cintra Galeria de Arte
Simões de Assis - Balneário Camboriú
Simões de Assis (Lorena)
Simoes de Assis Curitiba
Simões de Assis Galeria
Studio Alê Jordão
Studio OM.art
Superfície
Teatro Bradesco
The Shed
Top Center Shopping
Usina da Arte
Usina Luis Maluf
Verve Galeria
Villa Mandaçaia
WG galeria
Xippas
Z42 Arte
Zipper Galeria
ZIV Gallery
novembro

Detalhes
A inédita série fotográfica de Albano Afonso, apresentada em Fora de Registro, é criada por meio de estratégias técnicas e poéticas que findam por criar uma espécie de abalo sísmico
Detalhes
A inédita série fotográfica de Albano Afonso, apresentada em Fora de Registro, é criada por meio de estratégias técnicas e poéticas que findam por criar uma espécie de abalo sísmico na ilusão de estarmos vendo a coisa fotografada e não simplesmente uma imagem impressa numa superfície. A ideia da fotografia como uma janela que magicamente nos desloca do nosso tempo-espaço é refutada nessa proposta metalinguística que o artista propõe.
Sobrepondo imagens distintas feitas numa sequência, o artista as rearranja de modo que a representação do referente fique “fora de registro”, termo utilizado no jargão das gráficas, quando as lâminas das matrizes cromáticas que formam a imagem não estão alinhadas e geram um efeito borrado. Outras estratégias são utilizadas para criar diferentes perturbações nessas fotografias, que findam por desacomodá-las do intuito de mimetizar o que a câmera teria registrado passivamente.
Ao submeter as imagens a esse processo, Albano Afonso parece nos dizer, emulando René Magritte: – Isso não é um buquê de flores, é uma fotografia. Ao nos impedir o devaneio, a ilusão que a mimese fotográfica proporciona, o artista descarna o jogo especular do sistema de representação para nos deixar ali, diante dessas fotografias que propositalmente falham no seu projeto de serem uma miragem.
Uma falha pode ser também o disparador de uma contemplação. Se não é mais o buquê de flores, a obra de arte ou uma constelação, as esfinges que me seduzem nessas imagens, o que me mantém então conectado a elas? Albano nos leva a olhar fotografias como se elas fossem… quase fotografias. Destituídas do jogo mimético ilusório, de sua potência de miragem que nos conduz a tempos e espaços pretéritos, essas fotografias não pretendem nos conduzir para um lugar que está além delas. Não se trata mais de um suporte, tampouco de um passaporte.
A contemplação agora se dá na materialidade da própria cópia fotográfica, que em Fora de Registro, talvez deva ser absorvida como imagens com um desejo irrefreável de serem um evento escultórico. O que resta diante de nós, após as estratégias criadas pelo artista, não é mais a promessa fabular da fotografia, mas sua estrutura; o nosso centro de especulação não está mais em algum lugar além dela, mas é ela própria.
Fora de Registro marca o retorno triunfal de Albano Afonso às entranhas do fotográfico, em seu abnegado projeto de especular acerca do universo das imagens técnicas e seus efeitos na nossa percepção. Em sua trajetória, o artista já investigou o binômio imagem-imaginação por vários aspectos: a projeção, o movimento, a gênese que forma a imagem, o brilho que revela e cega, etc. Agora o artista investe, apaixonadamente, na possibilidade de contemplarmos a linguagem bruta, o fotográfico num estado de suspensão e de auto-análise sobre o seu lugar num mundo dominado por algoritmos assertivos que nos desnorteiam a ponto de realidades e fábulas se sobreporem para o bem e para o mal, sem deixar vestígios por onde possamos entender de onde e porque surgem diante de nós.
Desativar a ilusão, também é contribuir para uma visão crítica e menos dogmática. Albano desvela essa possibilidade nos entregando a fotografia como um corpo soberano que vibra intensamente diante de nossos olhos. Fotografias que começam e terminam nelas mesmas. Monumentos que abdicaram de seus falsos heróis.
Eder Chiodetto, Novembro de 2023.
Serviço
Exposição | Fora de Registro
De 11 de novembro a 22 de dezembro
Terça a sexta das 10h às 19h, sábado das 10h às 17h
Período
Novembro 11 (Sábado) 10:00 - Dezembro 22 (Sexta) 19:00
Local
Casa Triângulo
Rua Estados Unidos, 1324, São Paulo - SP
dezembro

Detalhes
A inédita série fotográfica de Albano Afonso, apresentada em Fora de Registro, é criada por meio de estratégias técnicas e poéticas que findam por criar uma espécie de abalo sísmico
Detalhes
A inédita série fotográfica de Albano Afonso, apresentada em Fora de Registro, é criada por meio de estratégias técnicas e poéticas que findam por criar uma espécie de abalo sísmico na ilusão de estarmos vendo a coisa fotografada e não simplesmente uma imagem impressa numa superfície. A ideia da fotografia como uma janela que magicamente nos desloca do nosso tempo-espaço é refutada nessa proposta metalinguística que o artista propõe.
Sobrepondo imagens distintas feitas numa sequência, o artista as rearranja de modo que a representação do referente fique “fora de registro”, termo utilizado no jargão das gráficas, quando as lâminas das matrizes cromáticas que formam a imagem não estão alinhadas e geram um efeito borrado. Outras estratégias são utilizadas para criar diferentes perturbações nessas fotografias, que findam por desacomodá-las do intuito de mimetizar o que a câmera teria registrado passivamente.
Ao submeter as imagens a esse processo, Albano Afonso parece nos dizer, emulando René Magritte: – Isso não é um buquê de flores, é uma fotografia. Ao nos impedir o devaneio, a ilusão que a mimese fotográfica proporciona, o artista descarna o jogo especular do sistema de representação para nos deixar ali, diante dessas fotografias que propositalmente falham no seu projeto de serem uma miragem.
Uma falha pode ser também o disparador de uma contemplação. Se não é mais o buquê de flores, a obra de arte ou uma constelação, as esfinges que me seduzem nessas imagens, o que me mantém então conectado a elas? Albano nos leva a olhar fotografias como se elas fossem… quase fotografias. Destituídas do jogo mimético ilusório, de sua potência de miragem que nos conduz a tempos e espaços pretéritos, essas fotografias não pretendem nos conduzir para um lugar que está além delas. Não se trata mais de um suporte, tampouco de um passaporte.
A contemplação agora se dá na materialidade da própria cópia fotográfica, que em Fora de Registro, talvez deva ser absorvida como imagens com um desejo irrefreável de serem um evento escultórico. O que resta diante de nós, após as estratégias criadas pelo artista, não é mais a promessa fabular da fotografia, mas sua estrutura; o nosso centro de especulação não está mais em algum lugar além dela, mas é ela própria.
Fora de Registro marca o retorno triunfal de Albano Afonso às entranhas do fotográfico, em seu abnegado projeto de especular acerca do universo das imagens técnicas e seus efeitos na nossa percepção. Em sua trajetória, o artista já investigou o binômio imagem-imaginação por vários aspectos: a projeção, o movimento, a gênese que forma a imagem, o brilho que revela e cega, etc. Agora o artista investe, apaixonadamente, na possibilidade de contemplarmos a linguagem bruta, o fotográfico num estado de suspensão e de auto-análise sobre o seu lugar num mundo dominado por algoritmos assertivos que nos desnorteiam a ponto de realidades e fábulas se sobreporem para o bem e para o mal, sem deixar vestígios por onde possamos entender de onde e porque surgem diante de nós.
Desativar a ilusão, também é contribuir para uma visão crítica e menos dogmática. Albano desvela essa possibilidade nos entregando a fotografia como um corpo soberano que vibra intensamente diante de nossos olhos. Fotografias que começam e terminam nelas mesmas. Monumentos que abdicaram de seus falsos heróis.
Eder Chiodetto, Novembro de 2023.
Serviço
Exposição | Fora de Registro
De 11 de novembro a 22 de dezembro
Terça a sexta das 10h às 19h, sábado das 10h às 17h
Período
Novembro 11 (Sábado) 10:00 - Dezembro 22 (Sexta) 19:00
Local
Casa Triângulo
Rua Estados Unidos, 1324, São Paulo - SP