Clariô, Espetáculo Severina
Clariô, Espetáculo "Severina, da morte à vida". Foto: Sérgio Fernandes

“A gente se construiu dentro da periferia, do movimento periférico. Somos um grupo de teatro preto”. A frase dita por Naloana Lima à arte!brasileiros dá o tom (e corpo) ao trabalho construído nos últimos 20 anos pelo Grupo Clariô de Teatro. 

A companhia, fundada em Taboão da Serra por Naloana Lima, Alexandre Souza, Mario Pazini Jr. e  Naruna Costa, hoje conta com um número maior de integrantes, mas segue com um mesmo objetivo: produzir e pensar as artes nas bordas da metrópole. Fazer teatro “PELA periferia, NA periferia e PARA a periferia”, como costuma declarar. 

Em 2005, abriram o Espaço Clariô, sede da companhia em Taboão da Serra. O lugar que nascia para dar continuidade e consistência à pesquisa daqueles artistas, expandiu-se. Ali, na Rua Santa Luzia 96, o grupo se deparou com uma defasagem cultural imensa e proporcional a um enorme desejo, principalmente de crianças e jovens da região, em adentrar no mundo do teatro. A casa (hoje um galpão), que fica na fronteira entre Taboão da Serra e São Paulo, tornou-se um espaço da comunidade local. 

Passaram a ocupá-lo com diversos projetos colaborativos, o que lhes rendeu o Prêmio Governador do Estado, em 2014, na categoria inclusão cultural. Hoje, o Espaço Clariô é uma porta aberta para oportunidades no universo da cultura para Taboão e seus arredores – como Campo Limpo e Capão Redondo, na capital paulista, e os municípios de Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Porém, o espaço corre o risco de fechar as portas nos próximos meses. Há cerca de um ano a proprietária do imóvel manifestou a necessidade de vendê-lo. Com a construção da estação de metrô Vila Sônia, a casa valorizou e a companhia se vê impossibilitada de comprá-la, mas abre frentes de arrecadação de verba para manter a ação cultural. 

Sonhar alto

Na trajetória artística, o Clariô traz uma frente musical, as Clarianas, e quatro espetáculos teatrais construídos a partir de longos projetos de pesquisa, e que seguem ativos no repertório da companhia. 

O primeiro, Hospital da gente, venceu diversas categorias do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro (CPT) em 2009. Reunindo contos e cantos do pernambucano Marcelino Freire, a obra põe em foco as trabalhadoras do Brasil, mulheres periféricas que abrem as portas de suas casas para revelarem a que vieram e qual seu lugar dentro da estrutura desigual do país em que vivem — o Brasil. Ali, se formava o embrião de Urubu come carniça e voa!, que estreou em 2011. “Em Hospital da gente, por falar sobre as mulheres, falamos também sobre as mães periféricas que muitas vezes têm seus filhos mortos pelas polícias nas quebradas”. Urubu come carniça e voa! mergulha no assunto. A peça parte das crônicas do poeta pernambucano Miró da Muribeca, que, ao narrar sua vida, denuncia o racismo naturalizado nas violentas abordagens da polícia militar a homens negros no Brasil. Em 2015, Severina, da morte à vida traz uma adaptação da obra de João Cabral de Melo Neto, Morte e vida severina. O trabalho é a primeira dramaturgia criada pelo próprio Clariô. 

Nos últimos anos, estreiam Boi Mansinho e a Santa Cruz do Deserto, que laureado com os Prêmio Shell de Melhor Música, Prêmio Leda Maria Martins na Categoria Ancestralidade e APCA 2023 de Melhor Dramaturgia, traz uma história brasileira pouco contada: o massacre de Caldeirão, no Ceará, em 1937. Em diálogo com a estética dos festejos de Bumba-meu-boi e do reisado cearense, a peça traz história da Irmandade Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, uma comunidade popular que “ousou construir uma sociedade igualitária, uma vida em comunhão no Cariri cearense, mas que foi perseguida e destruída por forças oficiais militares”, explica o texto oficial da companhia. Caldeirão foi o primeiro bombardeio aéreo sobre um agrupamento civil no País. 

Todas as peças têm algo em comum: partem de uma experiência de vida que os integrantes do Clariô conhecem de perto. Como explica Naloana: “É uma vivência mesmo, de estar e sentir na pele todos os dias — 24 horas por dia. Essa questão do racismo, por exemplo, que está em tudo; essa questão colonial, de várias tretas aí, que a gente tem que matar um leão por hora — nem é por dia. Esse material, essa dramaturgia que surgiu, só podia ter sido feita mesmo por essas pessoas” – e para essas pessoas. 

Foi essa caminhada que levou o grupo a pensar como as ancestralidades — dos corpos em palco e na platéia — podiam também contribuir para a cena. Com um grupo formado majoritariamente por pessoas negras, mergulharam na pesquisa de uma identidade estética das manifestações tradicionais afro-indígenas. Como pontua Cleydson Catarina, artista integrante do grupo, trata-se da busca de enxergar-se também como escola, de entender os conhecimentos historicamente invisibilizados. “A dramaturgia no teatro — até o teatro preto e periférico — ainda é feita por uma estética branca, por uma estrutura de um estudo branco. Tem peças sobre a gente, mas com a estética totalmente elitizada, branca, academicista. É muito assustador falar de nossos corpos ainda nessa maquiagem, nessa dramaturgia que não foi feita para a gente”, diz Cleydson em entrevista à arte!brasileiros. 

O Clariô, porém, busca não só partir de suas vivências, mas retorná-la em arte para quem a vive na pele. Apresentam-se nas periferias e buscam linguagens teatrais que comuniquem com público amplo. Cleydson exemplifica: “Uma das coisas é essa dramaturgia direta. Eu falo: ‘não quero trabalhar com muita palavra na boca em uma sociedade que está passando fome’. Com palavras bonitas, com palavras difíceis que não chegam aos nossos corpos, né?”. 

A missão de fazer teatro pela periferia e na periferia vai um passo além com a construção do Espaço Clariô. Os artistas levaram seus ideais da sala de ensaio ao meio do público. A sede da companhia passou a abrigar atividades culturais permanentes. “São quase 20 anos de muitas histórias e sonhos que viraram realidade junto à comunidade. Com muito trabalho, teimosia, parcerias e teatro, sonhamos alto!”, diz Naloana. Entre aquelas paredes, realizaram temporadas teatrais, mostras de cinema negro e de filmes infantis, oficinas culturais, slams, a Mostra Teatro do Gueto, encontros mensais para formação de redes de artistas periféricos (o QUINTASOITO) e shows gratuitos com presença de grandes nomes da música. 

O pesadelo

“Foram muitos e muitos sonhos realizados, até a chegada de um único pesadelo, fechar as portas”, diz Naruna Costa em vídeo publicado recentemente pela companhia. Há cerca de um ano, a proprietária do imóvel que hoje abriga o Espaço Clariô manifestou a necessidade de vendê-lo. 

Apesar da preferência de compra, pelos quase 20 anos de aluguel, a companhia teatral não tem o valor necessário para a negociação. “Mesmo sendo um grupo de teatro independente, nosso trabalho no Clariô nunca foi comercial, mas sim social. Todas as atividades sempre foram gratuitas e nunca previam lucro. Logo, não temos um caixa para tirar de uma hora para outra tanto dinheiro para comprar essa casa”, explicam os artistas nas redes sociais

Diante disso, deram início a uma campanha de financiamento coletivo a fim de angariar os 700 mil reais necessários para comprar o espaço e manter o funcionamento dessa casa de cultura. Em paralelo, organizam mensalmente o Festêjo Clariô, evento mensal que reúne artistas para shows no espaço em Taboão, com ingressos a R$20 a fim de arrecadar fundos. 

Aproximando-se do aniversário de 20 anos desde a fundação do Grupo Clariô, os artistas mantêm a circulação de seus espetáculos. Seguem com os objetivos em palco, enquanto lutam para manter o espaço. De 1o de novembro até 15 de dezembro, a companhia realiza uma ocupação artística no Sesc Campo Limpo. Levam ao equipamento cultural paulistano a apresentação de todos os espetáculos de seu repertório, junto a uma programação ampla com sarau e uma série de bate-papos sobre os temas que envolvem o universo do coletivo. Seguem sonhando alto e realizando. 


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