Exposição “Arcanos do Inconsciente”

dom04out(out 4)10:00sex13nov(nov 13)21:00Exposição “Arcanos do Inconsciente”Vívian Amorim une tarô e dança em exposição inédita em FlorianópolisCentro Integrado de Cultura - CIC, Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, bairro Agronômica, Florianópolis/SC

Detalhes

Com pinturas, vídeos e estudos, a artista Vívian Amorim apresenta em “Arcanos do Inconsciente” uma investigação que une dança intuitiva, imaginação simbólica e a vivência dos arcanos maiores do tarô.

Mostra reúne 22 pinturas em tinta acrílica, dois vídeos das danças realizadas e estudos produzidos em aquarela, tinta acrílica, caneta hidrográfica e giz pastel oleoso. As telas são criações simbólicas desenvolvidas a partir de movimentos de danças intuitivas e da leitura e vivência dos arcanos maiores do tarô. O conjunto das obras forma um caminho que narra a construção de cada arcano pessoal ao longo dos últimos anos, propondo um convite ao movimento do inconsciente e do próprio corpo.

Vívian explica que o projeto parte do estudo do movimento do corpo dentro da dança, seguido pela combinação desse movimento com características dos arcanos maiores, utilizando uma simbologia única. “É um trabalho simbólico. O conjunto de telas é um caminho narrando esse lugar de ter vivido a construção de cada arcano pessoal nesses últimos anos. É um convite ao movimento do inconsciente e do próprio corpo”, compartilha a artista.

A exposição inédita e de curta temporada, que começou a ser desenvolvida em 2023, conta com uma obra que foi exibida na Suíça em 2026. “Apresentei o estudo de ‘A marisqueira – o trabalho da Morte’ no processo de seleção para ingresso na Lucerne University of Applied Sciences and Arts (HSLU), em março de 2026. Dois anos antes, em outubro de 2024, tive a oportunidade de participar de uma mostra coletiva na Escola Panorama, em Florianópolis, com a obra ‘Desconcerto Epifânico’. Apenas essas duas obras foram apresentadas anteriormente, em tamanhos menores do que as versões que serão exibidas agora, as demais são todas inéditas”, destaca a artista.

Com curadoria de Amanda Estima, psicóloga, especialista em psicologia junguiana, a mostra tem expografia assinada por Renata Amorim e Lesse Pierre, trilha sonora composta por Kayan Zimmermann e produção da própria artista com assistência de Renata Amorim.

“O espaço expositivo propõe uma exposição dinâmica. Espero que o público se permita envolver com os movimentos das obras, que interaja com a instalação que encerra a exposição, que se divirta com as cartas e personalidades de cada obra”, completa a artista.

Serviço
Exposição | Arcanos do Inconsciente
De 4 e 13 de outubro
Terça a domingo, das 10h às 21h

Período

4 de outubro de 2026 10:00 - 13 de novembro de 2026 21:00(GMT-03:00)

Local

Centro Integrado de Cultura - CIC

Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, bairro Agronômica, Florianópolis/SC

Outros eventos

Como chegar