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EXPOSIÇÕES HISTÓRIAS INDÍGENAS

















































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                                                                                      Tjungurrayio,
                                                                                      O grande rio, 1972





            diné/navarro, em que o tear é a representação do uni- a tecelagem Navajo Transcendent, com o “estudo” de
            verso. “A barra superior representa o céu e a inferior, a   diferentes tridimensionalidades. Isabella ressalta que “a
            terra. A tensão que sustenta os fios é simbolizada pelo   tecelagem é também uma forma de reconexão e retorno
            trovão, que estabelece uma conexão entre o mundo   ao território ancestral a partir da memória”. A ideia de
            celeste e terrestre”. Ela ressalta que, pelo uso de padrões   território está fortemente presente na obra Cliff Dweller
            e cores vibrantes, os trabalhos de Melissa são asso- – Habitante do Penhasco, em que a artista trabalha com
            ciados ao movimento estilístico Germantown Revival,  graduação de marrons e vermelhos que se reportam
            que nasceu depois que o povo Diné foi expulso de suas   à parte rochosa dos cânions da região. Completando
            terras ancestrais. Em seu texto, conta ainda que esse   a individual, um catálogo, especialmente editado para
            processo de migração ficou conhecido como a Longa   esta exposição, traz uma coleção de obras de Melissa
            Caminhada ou Hwéedi (1863-1866). Houve incêndios   Cody e um conjunto representativo de textos críticos
            criminosos, pilhagem, destruição dos rebanhos liderados   e ensaios de vários autores.
            pelo major-general James H.Carleton (1814-1873), que   Atualmente a artista navajo desenvolve seu trabalho   FOTO: NATIONAL GALLERY OF AUSTRALIA
            buscava inviabilizar os modos de vida tradicionais dos   com as pintoras Jaune Quick-to-See Smith, do povo
            povos daquela região. Melissa cresceu nos anos de 1980  Salisch de Montana e Emmi Whitehorse, do povo Diné.
            entre o Arizona o sul da Califórnia, e alguns trabalhos   Entre seus colecionadores estão museus e fundações
            trazem a marca dessa territorialização. Chama a atenção   internacionais.

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