Page 79 - artebrasileiros-64
P. 79
A historiadora francesa Anne Lafont
fazendo uma reflexão sobre os meios visuais do con-
ceito de raça, como a raça se materializa visualmente.
Eu diria que a mostra Le modèle noir de Géricault à
Matisse, que ocorreu no Louvre [e foi ponto de par-
tida para Uma africana no Louvre], foi um momento
muito importante na história das exposições na
França, uma grande exposição sobre um assunto
que não tinha sido tratado nessa escala lá na França.
Foram muitos visitantes, acredito que mais de
400 mil, e isso também transformou a maneira como
os museus na França passaram a trabalhar essas
questões relacionadas às comunidades que formam
a sociedade francesa. Houve realmente um efeito FOTO: DIVULGAÇÃO | CAPAS DOS LIVROS: CORTESIA BAZAR DO TEMPO
cascata no final.
No mundo acadêmico, devo dizer que há duas
fases de recepção do meu trabalho. São os histo-
riadores que inicialmente se interessaram pelo meu
trabalho, mas os historiadores na França foram mais
relutantes a este tipo de abordagem pós-colonial.
Porém, estão começando a surgir gerações mais
79