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ENTREVISTA ANNE LAFONT
jovens muito mais interessadas nesses assuntos. – Em todo o mundo, tem havido grande
Já no universo dos curadores de museus, demorou visibilidade para artistas negros que tematizam
um pouco mais. Foram antes de tudo historiadores problemas históricos e contemporâneos da negri-
e antropólogos que realmente se interessaram pelo tude, eles próprios resultantes diretamente de
meu trabalho, e por isso que fui contratada pela processos coloniais. Assistimos também a um
École des Hautes Études en Sciences Sociales boom no mercado, com um maior número de
em Paris, um instituto de estudos avançados com galeristas, incluindo negros, cujos portfólios são
pesquisadores que são antropólogos, filósofos, dedicados a artistas africanos ou da diáspora. As
sociólogos, historiadores, historiadores da arte. instituições e os seus curadores estão seguin-
As coisas estão começando a mudar, mas é um do a tendência que atualmente parece estar a
processo um tanto mais longo. pasteurizar o ecossistema artístico em todo o
mundo. Grandes conglomerados de luxo contra-
– Nos últimos anos, a teoria racial crítica tam esses artistas para colaborações de moda.
ganhou força nas universidades e chegou até às Como nos disse o curador e artista Kader Attia,
redações de jornais como o The New York Times, em entrevista: “O capitalismo tenta se recuperar,
bem como a setores da sociedade, por meio da através da cultura e da arte, apropriando-se de
chamada cultura . Entre outros autores, James mensagens políticas, como a da decolonização,
Baldwyn e Frantz Fanon ressurgiram. Achille e com isso corremos o risco de que elas se insti-
M’bembe levantou a questão da necropolítica. O tucionalizem. Ou seja, é preciso saber cuidar da
racismo estrutural entrou na agenda dos governos retórica, inventar uma linguagem, vocabulários
progressistas e até das empresas, que por vezes sempre novos, quase novos, quem sabe abandonar
parecem fazer um black washing – numa referência a palavra “decolonial” e criar outra, por exemplo
ao greenwashing, de uma falsa sustentabilidade “desmodernizar”, porque decolonial não inclui o
para fins de marketing. Esta miríade de reflexões, feminismo, por exemplo.” Você vê esse risco na
perspectivas, proposições etc. contribui para o produção artística negra atual, de um simulacro
debate sobre a decolonialidade, ou pode por vezes crescente de crítica a serviço do capitalismo, de
criar ruídos, dissonâncias, desvios ou distrações? um pastiche de arte decolonial?
Anne Lafont – O debate tenta fazer barulho, provo- Anne Lafont – A arte colonial não está mais imune
car dissonância e distinção. O próprio debate tem que todas as formas de arte e de valorização pelo
ese efeito, ou seja, não podemos ter uma discussão mercado, ou seja, seria muito ingênuo pensar que o
aprofundada sem que se tomem posições muito capitalismo é menos forte face aos seus pensamen-
diferentes. É inevitável e, neste sentido, não significa tos. O capitalismo é sempre mais forte. O esforço
que cada indivíduo que participa do debate cause artístico pós-colonial e decolonial está sujeito ao
ruídos. Mas faz parte do debate, ou seja, não podemos mesmo risco que todas as formas de arte. Não há
levantar uma questão nova, colocar ideias novas em razão para pensar que desta vez o mercado não iria
pauta sem que isso faça barulho, atrapalhe a ordem captar uma tendência que é generalizada. O risco está
estabelecida, perturbe necessariamente a forma sempre lá, nem mais nem menos do que todas as
de pensar. Há todos os tipos de posições que vêm formas de arte que se expressam, que encontram um
alimentar este debate e, pessoalmente, individual- alcance internacional etc. Sim, penso que é um risco,
mente, podemos escolher uma linha muito pessoal mas cabe aos artistas ao mesmo tempo encontrar
e precisa, mas que faz parte de um debate muito os meios de expressão para escapar, se quiserem
mais acalorado, e eu não vejo como uma sociedade fazê-lo, deste tipo de padronização por parte do
se transforma sem fazer barulho, isso não é possível. mercado de arte ou por parte do capitalismo.
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