Page 28 - artebrasileiros-64
P. 28
35ª BIENAL DE SÃO PAULO DESTAQUES
ANA PI
Artista plástica mineira assina instalação com
Taata Kwa Nkisi Mutá Imê em que propõe um
diálogo em deslocamento e entre gerações
por maria hirszman
“um diálogo em deslocamento e entre gerações”: e Américas, em Paris, ou a Porta do Não Retorno, Em
assim Ana Pi define o trabalho que desenvolveu em Uidá-Benim), agora amalgamados num conjunto bas-
parceria com Taata Kwa Nkisi Mutá Imê, sacerdote do tante complexo de referências, como um comentário
candomblé de quem é filha há 18 anos, e que pode ser vivo acerca das encruzilhadas e potencialidades.
visto logo na entrada da Bienal. Trata-se de uma estrutura “Quando falamos de tempo, estamos disputando
metálica composta por quatro antenas em movimento, algo de futuro, de continuidade da vida e não somente
com mais de sete metros de altura, que se conecta com da vida humana”, afirma ela, enfatizando a importância
uma série de referências de grande força simbólica como de valorizar novos caminhos. Ana Pi – que também
búzios, palhas da costa, sementes de baobá, monitores colaborou, como coreógrafa, com o trabalho que Julien
que exigem imagens e fotografias coletadas ao longo Creuzet expõe na mostra – celebra que a Bienal esteja
da pesquisa e a voz de Taata falando sobre os inquices, confraternizando “com algumas ideias de mundo que
entidades soberanas no candomblé. Para desenvolver não é essa hegemônica, que polui, que deixa gente
esse projeto, a dupla percorreu milhares de quilômetros, passando fome”. Ela relembra que esta é a primeira
capturando vestígios e elementos poéticos em uma série edição do evento pós-pandemia. E acrescenta: “Não
de países e instituições (como o Instituto Fundamental podemos esquecer que mais de 700 mil pessoas fale-
da África Negra, em Dakar, o Museu do Quai Branly, ou ceram e ainda não foram rezadas. Nossas cosmovisões
Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania vêm para tratar disso”.
Instalação ANTENA IA MBAMBE Mimenekenu Ê lá Tempo! de Ana Pi e Taata Kwa Nkisi Mutá Imê
28