Page 66 - artebrasileiros-63
P. 66

INTERNACIONAL ENTREVISTA












































            Acima, Tête de Femme, Pablo Picasso, 1942. À direita, Composition Avec Tour, Salvador Dalí, 1943









            em 2001, junto com Alana Heiss, então diretora do Moma- também como um espaço de reflexão. Carolyn cuidou
           -ps1, de Nova York, a realização da mostra The Short   da edição da Documenta dez anos depois, em 2012, e
     FOTOS: SUCCESSION PICASSO | SALVADOR DALÍ, GALA-SALVADOR DALÍ FOUNDATION
            Century: Independence and Liberation Movements in   da Bienal de Istambul, em 2015.
            Africa, 1945-1994 (O século curto: movimentos de inde-
            pendência e liberação na África, 1945-1994), organizada  o passado do futuro
            pelo nigeriano Okwui Envezor, no início de 2002. A mostra   “Após Sydney, Documenta e Istambul decidi não
            foi um projeto para o museu Villa Stuck, em Munique, na   fazer mais bienais ou grandes mostras internacionais.
            Alemanha, e já tinha sido exibida em Berlim, na Casa das   Eu parei para dar aulas, mas eu quis voltar a trabalhar
            Culturas do Mundo.                              em museus”, relembra. Ela retorna, então, a Rivoli
              “Foi a primeira mostra fora dos ateliês do Harlem   em 2016. O museu, que teve como primeiro diretor o
            dedicada a artistas africanos em Nova York. Ela   holandês Rudi Fuchs, também curador da Documenta,
            realmente mudou o padrão da arte africana nos   em 1982, funciona em um palácio que começou a ser
            Estados Unidos, assim como transformou os museus   construído no século ix, e chegou a ter a pretensão
            no país”, defende.                              de ser uma espécie de Versalhes da família Savoy.
               Okwui, então seu amigo, foi o curador da Docu- Mas nunca chegou a ser acabado de fato, tendo sido
            menta 11, também em 2002, que com suas plataformas   bastante saqueado durante a invasão de Napoleão
            de debates em vários locais do mundo criou um novo   Bonaparte, no século xix. Mesmo assim, é um lugar
            paradigma para grandes mostras, que deixaram de   um tanto inusitado para ser o primeiro museu de arte
            se restringir apenas a um evento físico, mas funcionar  contemporânea da Itália, especialmente porque artistas

            66
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71