Page 66 - artebrasileiros-63
P. 66
INTERNACIONAL ENTREVISTA
Acima, Tête de Femme, Pablo Picasso, 1942. À direita, Composition Avec Tour, Salvador Dalí, 1943
em 2001, junto com Alana Heiss, então diretora do Moma- também como um espaço de reflexão. Carolyn cuidou
-ps1, de Nova York, a realização da mostra The Short da edição da Documenta dez anos depois, em 2012, e
FOTOS: SUCCESSION PICASSO | SALVADOR DALÍ, GALA-SALVADOR DALÍ FOUNDATION
Century: Independence and Liberation Movements in da Bienal de Istambul, em 2015.
Africa, 1945-1994 (O século curto: movimentos de inde-
pendência e liberação na África, 1945-1994), organizada o passado do futuro
pelo nigeriano Okwui Envezor, no início de 2002. A mostra “Após Sydney, Documenta e Istambul decidi não
foi um projeto para o museu Villa Stuck, em Munique, na fazer mais bienais ou grandes mostras internacionais.
Alemanha, e já tinha sido exibida em Berlim, na Casa das Eu parei para dar aulas, mas eu quis voltar a trabalhar
Culturas do Mundo. em museus”, relembra. Ela retorna, então, a Rivoli
“Foi a primeira mostra fora dos ateliês do Harlem em 2016. O museu, que teve como primeiro diretor o
dedicada a artistas africanos em Nova York. Ela holandês Rudi Fuchs, também curador da Documenta,
realmente mudou o padrão da arte africana nos em 1982, funciona em um palácio que começou a ser
Estados Unidos, assim como transformou os museus construído no século ix, e chegou a ter a pretensão
no país”, defende. de ser uma espécie de Versalhes da família Savoy.
Okwui, então seu amigo, foi o curador da Docu- Mas nunca chegou a ser acabado de fato, tendo sido
menta 11, também em 2002, que com suas plataformas bastante saqueado durante a invasão de Napoleão
de debates em vários locais do mundo criou um novo Bonaparte, no século xix. Mesmo assim, é um lugar
paradigma para grandes mostras, que deixaram de um tanto inusitado para ser o primeiro museu de arte
se restringir apenas a um evento físico, mas funcionar contemporânea da Itália, especialmente porque artistas
66