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INSTITUIÇÕES INHOTIM
encontra em relação com o território, a comunidade Allan Schwartzman é uma figura fundamental do
e a natureza. Inhotim, iniciou este projeto com Bernardo Paz. Hoje,
No caso das inaugurações atuais, trabalhamos junto com a Fernanda Arruda, trabalha mais perto
muito para dar uma forma mais específica ao projeto do Bernardo na aquisição de obras para sua cole-
de Abdias Nascimento e convertê-lo no eixo nortea- ção e em algumas das comissões artísticas para o
dor do programa até o final de 2023, quando terá fim Instituto. A direção artística e a equipe curatorial
esta parceria com IPEaFro, que realmente inaugura possuem um diálogo com eles sobre o programa
uma virada epistêmica no pensamento, programa e e pontos em que as diversas estratégias podem se
na coleção do Inhotim, e uma relação mais perma- alinhar. Herdamos vários projetos iniciados por Allan
nente e estável com diversas comunidades, entre e Fernanda, e que agora irão se concretizar, como a
elas, a afro-brasileira. galeria para as obras de Yayoi Kusama, entre outros.
Como são decididos os orçamentos na instituição? Houve um boato de que Inhotim estaria interes-
Um projeto é apresentado e então busca-se um sado em comprar a obra do pavilhão brasileiro de
financiamento, ou há um orçamento anual, por Veneza, do artista Jonathas de Andrade. Proce-
projeto, ao qual é preciso se adequar? de? Num caso desses quem toma as decisões de
Estamos num momento inicial onde muitas coisas incorporar obras ao acervo do museu?
estão sendo reformuladas, mas o procedimento é Com a doação das obras ao acervo de Inhotim,
bem parecido com o de outras instituições: fazemos daqui para frente as aquisições serão definidas a
uma previsão orçamentária, e o programa é cons- partir de estratégias periódicas. Sobre sua primeira
truído a partir desses recursos disponíveis. pergunta, essa possibilidade não entrou nas nossas
estratégias.
Como funciona a gestão? Vocês discutem os pro-
jetos em conjunto, entendendo e adequando con- Quais são os próximos movimentos?
ceitos e prioridades? São muitos. Por agora, os próximos atos da parceria
A diretoria artística é bastante autônoma no sentido com o IPEaFro e a reorganização das salas tempo-
que, depois de alinhar os pontos essenciais do pro- rárias de Inhotim, em diálogo com os temas que
grama, compartilhamos com o diretor-presidente e a articulam as exposições de Abdias com as últimas
diretora-vice presidente para viabilizar financeiramente aquisições de Bernardo Paz – muitas das quais
ou para articular eventuais colaborações institucionais. formam parte desta doação. Estamos também dan-
do continuidade a projetos infraestruturais como
Qual é a relação da diretoria – mais especificamente remodelação de galerias, conclusão de galerias
da diretoria artística, sua neste caso – com a cura- que foram projetadas com anterioridade à nossa
doria de arte, atualmente de Allan Schwartzman chegada, e projetos novos sobre os quais falaremos
e Fernanda Arruda? quando estiverem mais adiantados.
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