Page 53 - ARTE!Brasileiros #59
P. 53

A DOAÇÃO CONTRIBUI


                  PARA TORNAR INHOTIM


                  MAIS ATIVO



                                                                  Entre as propostas, colaborações
                                                                  com outras instituições e integração
                                                                  maior entre arte e natureza

                                                                  por patriCia rousseaux





                  arte!brasileiros conversou com a curadora Julieta
                  González, nova diretora criativa que traz para Inhotim
                  uma importante trajetória internacional. Atuou como
                  curadora em instituições como o Tate Modern (Lon-
                  dres), o Masp, o Museo Tamayo (Cidade do México), o
                  Museu do Bronx (Nova York) e o Museu de Belas Artes
                  de Caracas. Em 2019, deixou o Museo Jumex, também
                  no México, mas continuou trabalhando como curadora
                  independente.

                          – Julieta, gostaríamos que comentasse
                  algum exemplo de curadoria que lhe pareça emble-
                  mático na tua carreira. 
                     Julieta González – Eu cito duas exposições que fiz   diversas produções sobre a lógica desenvolvimen-
                     com quase 15 anos de diferença, mas que tentaram,   tista que permeou as diversas modernidades no
                     cada uma à sua maneira, desmontar algumas das   continente. Acho que as duas mostras falam de
                     matrizes de pensamento ocidental que dão forma   uma constante na minha pesquisa como curadora,
                     aos nossos regimes visuais, culturais e museoló-  de pensar e articular o nosso discurso a partir da
                     gicos. A primeira é Etnografía: Modo de Empleo –   América Latina. 
                     Arqueología, Bellas Artes, Etnografía y Variedades,
                     que realizei no Museu de Belas Artes de Caracas,  Você chega a Inhotim num momento importante.
                     em 2002. Essa mostra desmontava a mirada etno-  Como você o vê?
                     gráfica sobre o “outro” e fazia uma dissecção das   A doação contribui para tornar Inhotim mais ativo,
                     metodologias antropológicas e suas lógicas com   com uma programação pública mais intensa, mudan-
                     respeito à arte contemporânea.                  ças mais dinâmicas nas galerias, colaborações com
                       A segunda foi Memorias del Subdesarrollo: Ins-  outras instituições, uma integração ainda maior entre
                     tancias Tempranas de Estéticas Descoloniales en   arte e natureza e com as comunidades do entorno.
                     América Latina (1960s-1980s), mostra que partiu do    
                     meu trabalho de tese de mestrado. Foi uma pesquisa   O que Inhotim traz como desafio? Como você resol-
                     para o projeto iniciado pelo Getty Institute, Pacific  veu a programação no caso das atuais inaugura-
                     Standard Time, Latin America in la, que pretendia  ções? Qual é o foco para este espaço expositivo? 
                     tirar a produção artística da América Latina desses   Inhotim é um lugar como nenhum outro no mundo,
                     anos do nicho de conceitualismo latino-america-  e essa diferença traz muitos desafios que incitam
                     no, a qual havia sido consignado nestas últimas   a pensar muito além da arte e da exposição num
                     duas décadas, e entender as especificidades de   sistema, indo para uma ecologia, onde a arte se


                                                                                                              53





                                                                                                                15/07/2022   18:18
         Book_ARTE59.indb   53
         Book_ARTE59.indb   53                                                                                  15/07/2022   18:18
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58