Page 53 - ARTE!Brasileiros #59
P. 53
A DOAÇÃO CONTRIBUI
PARA TORNAR INHOTIM
MAIS ATIVO
Entre as propostas, colaborações
com outras instituições e integração
maior entre arte e natureza
por patriCia rousseaux
arte!brasileiros conversou com a curadora Julieta
González, nova diretora criativa que traz para Inhotim
uma importante trajetória internacional. Atuou como
curadora em instituições como o Tate Modern (Lon-
dres), o Masp, o Museo Tamayo (Cidade do México), o
Museu do Bronx (Nova York) e o Museu de Belas Artes
de Caracas. Em 2019, deixou o Museo Jumex, também
no México, mas continuou trabalhando como curadora
independente.
– Julieta, gostaríamos que comentasse
algum exemplo de curadoria que lhe pareça emble-
mático na tua carreira.
Julieta González – Eu cito duas exposições que fiz diversas produções sobre a lógica desenvolvimen-
com quase 15 anos de diferença, mas que tentaram, tista que permeou as diversas modernidades no
cada uma à sua maneira, desmontar algumas das continente. Acho que as duas mostras falam de
matrizes de pensamento ocidental que dão forma uma constante na minha pesquisa como curadora,
aos nossos regimes visuais, culturais e museoló- de pensar e articular o nosso discurso a partir da
gicos. A primeira é Etnografía: Modo de Empleo – América Latina.
Arqueología, Bellas Artes, Etnografía y Variedades,
que realizei no Museu de Belas Artes de Caracas, Você chega a Inhotim num momento importante.
em 2002. Essa mostra desmontava a mirada etno- Como você o vê?
gráfica sobre o “outro” e fazia uma dissecção das A doação contribui para tornar Inhotim mais ativo,
metodologias antropológicas e suas lógicas com com uma programação pública mais intensa, mudan-
respeito à arte contemporânea. ças mais dinâmicas nas galerias, colaborações com
A segunda foi Memorias del Subdesarrollo: Ins- outras instituições, uma integração ainda maior entre
tancias Tempranas de Estéticas Descoloniales en arte e natureza e com as comunidades do entorno.
América Latina (1960s-1980s), mostra que partiu do
meu trabalho de tese de mestrado. Foi uma pesquisa O que Inhotim traz como desafio? Como você resol-
para o projeto iniciado pelo Getty Institute, Pacific veu a programação no caso das atuais inaugura-
Standard Time, Latin America in la, que pretendia ções? Qual é o foco para este espaço expositivo?
tirar a produção artística da América Latina desses Inhotim é um lugar como nenhum outro no mundo,
anos do nicho de conceitualismo latino-america- e essa diferença traz muitos desafios que incitam
no, a qual havia sido consignado nestas últimas a pensar muito além da arte e da exposição num
duas décadas, e entender as especificidades de sistema, indo para uma ecologia, onde a arte se
53
15/07/2022 18:18
Book_ARTE59.indb 53
Book_ARTE59.indb 53 15/07/2022 18:18