Page 10 - ARTE!Brasileiros #59
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DEMOCRACIA E REPARAÇÃO MOSTRAS INTERNACIONAIS


                                                               documenta e Bienais de Berlim
                                                               e Veneza, apesar de trazerem
                                                               concepções até contraditórias do
                                                               estado da arte, fazem um panorama
                                                               completo da produção atual


                                                               fabio Cypriano


                  MOSTRAS QUE SE




                  COMPLEMENTAM












                 três exposições De granDe esCala em cartaz na   bienal – iniciada em 1895 –, sendo que a maioria com-
                  Europa – a documenta de Kassel, a Bienal de Berlim   posta por artistas mulheres, além de um significativo
                  e a Bienal de Veneza – dão conta de um complexo e   aporte de negras, indígenas e figuras do Sul Global.
                  complementar panorama da arte contemporânea. As  As mostras alemãs, por outro lado, são muito mais
                  duas primeiras são realizadas basicamente por fundos   contemporâneas de fato.
                  públicos alemães, o que permite maior independên-  A documenta, com seu orçamento multimilioná-
                  cia – aliás, com curadores escolhidos por processos   rio de mais de 42 milhões de euros (R$ 232 milhões)
                  democráticos com profissionais da área.        consegue fazer algo que, desde o início da produção
                    Já a centenária bienal veneziana, a cargo da curadora   contemporânea, lá nos anos 1960, busca-se de fato:
                  italiana Cecília Alemani, segue próxima do mercado –  acabar com a representação para tornar a vivência o
                  apesar de, nesta edição, em todas as legendas as obras   principal sentido da arte. Com cerca de 70 coletivos,
                  serem identificadas apenas como “cortesia do artista”,  que por sua vez mobilizaram mais de 1.500 artistas no
                  evitando assim o óbvio nexo. De qualquer forma, é   total, a mostra em Kassel traz uma energia vibrante
                  explícito que a mostra italiana continua apresentando   para apontar como a arte pode transformar o mundo,
                  muito mais uma produção objetual, disponível em grande   seja através de processos educativos, seja no cuidado
                  parte nas galerias poderosas do circuito, que vê a figura   com o ambiente, entre várias temáticas abordadas.
                  da artista e do artista como gênios individuais com um   Já Berlim aposta na necessidade de denúncia,
                  trabalho que valoriza o fazer em detrimento do conceito.  de apontar para questões que nem sempre estão
                    Enquanto isso, as exposições na Alemanha enfa- visíveis, seja dos abusos pela polícia norte-ame-
                  tizam processos, como dos trabalhos colaborativos,  ricana contra imigrantes latinos, seja sobre como
                  no caso da documenta, a cargo do coletivo indonésio   algoritmos conduzem o mundo para a direita. Tudo
                  ruangrupa; ou de denúncia social, como em Berlim,  isso, importante dizer, sem abrir mãos de elementos
                  que tem à frente o artista franco-marroquino Kader  estéticos que permitem que esses debates aterrado-
                 Attia. Contudo, é inegável que ver Veneza é um prazer:  res estejam no campo da arte. De qualquer maneira,
                  a maior parte das obras parte de um acabamento esté- cada uma a seu modo, essas exposições conseguem
                  tico primoroso, além de estar buscando um efeito de   se complementar pois reúnem formas de trabalhar   FOTO: PATRICIA ROUSSEAUX
                  reparação à própria história da bienal.        que, mesmo contraditórias em alguns casos, seguem
                    Isso porque em cerca de 200 artistas presentes, 180  sendo realizadas e constituem a complexa cena con-
                  nunca participaram desta que é considerada a primeira   temporânea atual.


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