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INTERNACIONAL INSTITUIÇÃO
Biblioteca do ateliê: o importante fundo de literatura brasileira de Clelia ladeia mementos de Piza
Quando a situação política começou a desanu- se deve a primeira edição de Carolina Maria de Jesus
viar do lado de lá do Atlântico, se dedicaram mais fora do Brasil: Journal de Bitita (Ed. A.M. Métailié),
especificamente ao mundo das artes. Muitos são os cujo prefácio assina, e que se encontra exposto na
jovens artistas que viajaram a Paris – para estudar mostra sobre a autora em cartaz no ims Paulista.
na Escola de Belas Artes ou simplesmente a passeio Por acaso, a outra exposição atual no ims também
– que podem testemunhar a atenção recebida por remete indiretamente a ação de Clelia nos meios
parte do casal. Foi aliás numa dessas visitas - como literários: reza a lenda que foi ela que introduziu
conta Zerbini no catálogo da exposição Leonilson Clarice Lispector às Editions des Femmes em Paris.
por Antonio Dias, Perfil de uma coleção, realizada Em todo caso é dela o prefácio da primeira edição
na Pinakotheke Cultural em 2019 - que Piza sugeriu francesa de A paixão segundo G.H., hoje um dos
a Leonilson, então com 24 anos, que fosse conhecer mais conhecidos romances da autora.
Antonio em Roma. Pressentiu que daria liga. Sabe- Piza era particularmente próximo de Sérgio Camar-
mos hoje que foi um encontro alinhavado nas estrelas! go, Sérvulo Esmeraldo, Samson Flexor, Lygia Clark,
Enquanto Piza recebia os artistas plásticos, Clelia Rossini Perez, Flávio Shiró, dos argentinos Julio Le FOTOS: HÉLIO CAMPOS MELLO
Pisa (assim, com um S todo feminista, para traçar Parc e Antonio Seguí, do chileno Roberto Matta (estou
seu caminho independentemente do marido) se certamente esquecendo gente…). No meio desta efer-
dedicava a divulgação da literatura brasileira. À ela vescência intelectual e certa euforia política (eleição
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