Page 48 - ARTE!Brasileiros #45
P. 48

EXPOSIÇÃO RIO DE JANEIRO





















































                                                                                DETALHE DA OBRA DE ROSÂNGELA
                                                                                RENNÓ, #RIO UTÓPICO, 2018, NO MAR –
                                                                                MUSEU DE ARTE DO RIO DE JANEIRO


             das redes para a mostra, incluindo de tirinhas da   Paulo, em 2014, a uma nova versão de Rio Utó-
             Laerte às ações do coletivo #coleraealegria. Com   pico, de Rosângela Rennó, visto antes no Instituto
             isso, o curador aponta para situações limites, onde   Moreira Salles.
             não interessa tanto de onde vem a ação, mas a   A mostra, contudo, ganha ao questionar a própria
             importância de usar a linguagem em novas formas.   estrutura da instituição, já que estruturas foram
             Nesse sentido, a presença de Claudia Andujar, uma   construídas sobre as paredes de vidro que limitam
             artista sempre incluída nas exposições do curador,   a entrada no MAR, permitindo que seja possível
             ganha caráter de precursora, já que seu trabalho   entrar no museu de outra forma, ao mesmo tempo
             com os índios nunca esteve preocupado com a   que esse novo espaço seja ocupado tanto por
             arte em si, mas a defesa de uma causa.      debates como por coletivos que o desejarem.
             O panorama construído por Moacir é amplo: são   O próprio espaço expositivo também contem uma
             mais de 50 artistas e coletivas, que ocupam um   área para reuniões, e é por conta desse tipo de
             andar inteiro do museu e apresentam distintas   acolhimento que a mostra se diferencia de uma
             vertentes poéticas. Está lá Apelo, o vídeo visce-  exposição convencional. Ela não é apenas um
             ral sobre a morte de adolescentes pela polícia   compêndio de arte e política, mas sim um espaço
             na periferia de São Paulo visto na Bienal de São   para se praticar arte e política.


            48




         Book_ARTE45.indb   48                                                                                   26/11/18   14:09
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53