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EXPOSIÇÃO RIO DE JANEIRO
RIO EXPLICITA CONFLITOS DO PAÍS
MUSEU DE ARTE DO RIO E GALERIA ATHENA ORGANIZAM MOSTRAS COM CONTEÚDO
POLÍTICO CONTUNDENTE EM CURADORIAS DE MOACIR DOS ANJOS E LISETE LAGNADO
POR FABIO CYPRIANO
SEMPRE ME PARECEU CONTRADITÓRIO que as condi-
ções da violência política e social no Brasil, especialmente
os homicídios contra jovens e pobres trans, negros e indí-
genas, não gerassem obras e mostras contundentes com
essa temática.
Claro, há casos isolados, e duas edições recentes da Bienal
de São Paulo, 2014 e 2016, trouxeram essa questão de
forma bastante explicita, em obras contundentes, como
Apelo, de Clara Ianni e Débora Maria da Silva na Bienal
Como... coisas que não existem, de 2014. Mesmo assim,
em um circuito tão intenso e vibrante, não são temáticas
de fato presentes como se vê, por exemplo, em Israel, que
também vive sob forte situação de conflito e onde muitos
trabalhos abordam esses dramas de forma crítica, muitas
vezes se opondo ao próprio papel do Estado.
O Rio de Janeiro, sob intervenção federal deste o início
deste ano, é possivelmente onde essas contradições se
tornem visíveis de maneira mais evidente e não é, portanto,
uma surpresa, que duas mostras tenham sido inauguradas
em setembro passado explorando feridas que costumam
frequentar apenas as páginas policiais ou da política, e
não da cultura: Arte Democracia Utopia - Quem não luta
tá morto (até 05/2019), no Museu de Arte do Rio, e Com
o ar pesado demais para respirar (20/09 a 24/11), na nova
sede da galeria Athena.
São exposições bem distintas, uma institucional, fruto de
uma longa pesquisa do curador Moacir dos Anjos, outra
comercial, mas com um processo de construção que partiu
de uma provocação de Lisette Lagnado.
“Como o noticiário tem atingido seu cotidiano”, perguntou
a curadora a cada um dos artistas representados pela
galeria, que “viveram sua maioridade durante o período
em que o país teve um governo de esquerda que assumiu
como programa a redução da miséria e da fome”, segundo
sua constatação no texto que acompanha a mostra.
Com essa estratégia, a exposição alcança uma temperatura
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