Page 85 - ARTE!Brasileiros #43
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GERALDO DE BARROS (1923-
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                                                                                                    SOBRE PLACA, 120 X 110 CM





                   colecionador privado, fechado em si mesmo. A constituição   Franz Weissmann, Hélio Oiticica e Lygia Clark.
                   de uma coleção de arte no Brasil indica transformações   Costuma-se dizer que a obra de arte é a melhor
                   importantes no circuito de arte brasileiro, decorrentes do   tradução do espírito de sua época. Os anos de 1960
                   diálogo entre empresários, galeristas, colecionadores, críti-  -1970, período da ditadura, está representado por
                   cos, artistas, curadores. Os nove módulos em que a mostra   Antonio Dias, Wesley Duque Lee, Sérvulo Esme-
                   está dividida tentam redesenhar, em voo panorâmico, os   raldo, Lygia Pape, Cildo Meireles e Waltércio Cal-
                   movimentos da arte brasileira e suas estridências. A coleção,   das, entre outros. A persistência dessas relações
                   em qualquer de suas latitudes, tem obras pontuais e, entre   artísticas chega à contemporaneidade e conceitos
                   os acadêmicos destacam-se Eliseu Visconti, Raimundo Cela   de toda ordem misturam-se em obras de artistas
                   e Almeida Júnior, entre outros. Do primeiro modernismo, há   tão diferentes quanto as suas procedências como
                   Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Ismael Nery e muitos outras.  Adriana Varejão, Henrique Oliveira, Vick Muniz,
                   Aos poucos os colecionadores costumam afinar seus conheci-  José Tarcísio, Efrain Almeida, Luiz Hermano, Cildo
                   mentos de história da arte na prática e o olhar fica calibrado.   Meirelles, Leonilson e tantos outros.
                   A coleção Edson Queiroz não tem um curador que indique as   É difícil aferir o quanto uma coleção dessa
                   compras de obras. Tudo sempre foi feito pelo casal Queiroz e   natureza pode reinventar o artista e o espectador
                   agora pelos filhos. Portanto, chama a atenção a qualidade dos   locais. Mas, com certeza, a presença do acervo
                   abstrato-informais como Vieira da Silva, Antonio Bandeira,   da Fundação Edson Queiroz em Fortaleza tem
                   Iberê Camargo e Frans Krajcberg, assim como concretos e   contribuído, de forma aplicada, na compreensão
                   neoconcretos, Ivan Serpa, Lygia Pape, Abraham Palatnik,   da história da arte brasileira.


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