Page 84 - ARTE!Brasileiros #43
P. 84

FUNDAÇÕES EDSON QUEIROZ















































           ELISEU VISCONTI (1866-1944), FIGURA FEMININA, C.1895. ÓLEO SOBRE TELA, 49 X 73 CM




           Volto ao ponto zero da mostra, proposto por Denise,   vinham da Europa. Os salões nacionais que premiavam os
           para o exemplar do Americae Tertia Pars, do livreiro   artistas brasileiros repetiam os cânones e, era comum os
           belga Theodore de Bry, publicado na Europa em   artistas serem agraciados com o prêmio de viagem à Europa.
           1592, baseado em relatos de viagens realizadas por   Internamente a situação não era diferente com relação ao eixo
           europeus no Brasil. O livro tem o mapa do Brasil,   Rio São Paulo em detrimento aos artistas dos demais Estados
           datado de 1592, que foi plotado superdimensionado   brasileiros. A curadora salienta que com isso “alguns artistas
           para a exposição e colado na parede. O exemplar,   significativos, por viverem fora dessa região, não chegaram a
           transformado em touch, pode ser virtualmente   integrar o chamado circuito de arte”.
           folheado pelos visitantes. Denise escolheu 280   Colecionar é como uma narrativa, tem também o papel de dei-
           obras, dentro de um universo de mais de mil, que   xar tudo sem solução e pode invocar uma renovação estética.
           integram o acervo da Fundação Edson Queiroz,   Estruturada cronologicamente, com um percurso didático, a
           entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas,   mostra exibe curiosidades como a foto de Maurício de Nas-
           além de vários livros históricos - geográficos, três   sau, considerada a mais importante já feita do governador do
           deles escritos por Maurício de Nassau, com desta-  Brasil Holandês. Somado a isso, também há livros, de igual
           que para um mapa do Recife antigo, datado de 1632.   importância, que foram incorporados.
           A exposição tangencia a questão centro/periferia,   Há muito o que ver e com o que se surpreender com quase três
           conceito que permeia o sistema de arte desde   centenas de obras. Ao reunir as diversas tendências de arte, a
           sempre. Em décadas passadas isso ocorria com   Fundação Queiroz mostra sua preocupação com a museologia
           a imposição de regras artísticas e estéticas que   aberta e sinaliza sua ruptura com o compromisso formal do


          84
   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89