Page 84 - ARTE!Brasileiros #43
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FUNDAÇÕES EDSON QUEIROZ
ELISEU VISCONTI (1866-1944), FIGURA FEMININA, C.1895. ÓLEO SOBRE TELA, 49 X 73 CM
Volto ao ponto zero da mostra, proposto por Denise, vinham da Europa. Os salões nacionais que premiavam os
para o exemplar do Americae Tertia Pars, do livreiro artistas brasileiros repetiam os cânones e, era comum os
belga Theodore de Bry, publicado na Europa em artistas serem agraciados com o prêmio de viagem à Europa.
1592, baseado em relatos de viagens realizadas por Internamente a situação não era diferente com relação ao eixo
europeus no Brasil. O livro tem o mapa do Brasil, Rio São Paulo em detrimento aos artistas dos demais Estados
datado de 1592, que foi plotado superdimensionado brasileiros. A curadora salienta que com isso “alguns artistas
para a exposição e colado na parede. O exemplar, significativos, por viverem fora dessa região, não chegaram a
transformado em touch, pode ser virtualmente integrar o chamado circuito de arte”.
folheado pelos visitantes. Denise escolheu 280 Colecionar é como uma narrativa, tem também o papel de dei-
obras, dentro de um universo de mais de mil, que xar tudo sem solução e pode invocar uma renovação estética.
integram o acervo da Fundação Edson Queiroz, Estruturada cronologicamente, com um percurso didático, a
entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, mostra exibe curiosidades como a foto de Maurício de Nas-
além de vários livros históricos - geográficos, três sau, considerada a mais importante já feita do governador do
deles escritos por Maurício de Nassau, com desta- Brasil Holandês. Somado a isso, também há livros, de igual
que para um mapa do Recife antigo, datado de 1632. importância, que foram incorporados.
A exposição tangencia a questão centro/periferia, Há muito o que ver e com o que se surpreender com quase três
conceito que permeia o sistema de arte desde centenas de obras. Ao reunir as diversas tendências de arte, a
sempre. Em décadas passadas isso ocorria com Fundação Queiroz mostra sua preocupação com a museologia
a imposição de regras artísticas e estéticas que aberta e sinaliza sua ruptura com o compromisso formal do
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