Page 77 - ARTE!Brasileiros #43
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Jean-François Charnier, diretor da Agência de
                                                                          Museus França, entidade responsável pela con-
                                                                          trapartida francesa no acordo de construção da
                                                                          nova instituição.
                                                                          No total, a mostra permanente espalha-se por 12
                                                                          galerias, além de O Grande Pátio, começando por
                                                                          As Primeiras Vilas, onde encontra-se a impressio-
                                                                          nante Estátua Monumental com duas cabeças,
                                                                          emprestada pelo Departamento de Antiguidades
                                                                          da Jordânia, de cerca de 6.500 a.C., que lembra
                                                                          as esculturas delgadas de Giacometti, até Um
                                                                          palco global, com obras contemporâneas, nem
                                                                          todas tão unânimes em qualidade, como o arroz
                                                                          de festa Ai Weiwei, com uma escultura de luzes
                                                                          inspirada na Torre de Babel _como sempre o efeito
                                                                          se sobrepondo ao conteúdo.
                                                                          No percurso das 12 galerias a diversidade de fato é
                                                                          uma tônica, e algumas peças como Leão de Mari-
                                                                          -Cha, produzida na Andaluzia ou no sul da Itália
                                                                          por volta do século 11 que, acredita-se, produzia
                                                                          som. “Ela representa esse encontro de culturas
                                                                          durante a Idade Média, uma peça islâmica pro-
                                                                          duzida no Ocidente”, explicou Souraya Noujaim
                                             GRAND VESTIBULE, LOUVRE ABU DHABI  na galeria 6 Do Mediterrâneo ao Atlântico, onde
                                                                          ela se encontra.
                   sintonia, desde o início, como organizar uma instituição   Apesar de Salvatore Mundi ainda não estar em
                   dessas no século 21”, disse Souraya Noujaim, diretora   exibição, outra pintura de Leonardo da Vinci reina
                   executiva do Louvre Abu Dhabi, a um grupo de jornalistas,   na galeria 7, O Mundo em Perspectiva. Trata-se
                   em março passado, que incluía ARTE!Brasileiros. Escolhida   de La Belle Ferroniere, realizada em Milão entre
                   para o cargo em fevereiro passado, Noujaim trabalhava   1495 e 1499, e que é uma das 300 obras em
                   no projeto já há quatro anos pelo lado francês no acordo   comodato do Louvre em Abu Dhabi, provavel-
                   binacional, sendo curadora para arte islâmica na Agência   mente a mais valiosa.
                   de Museus da França.                                   Além da mostra permanente, o Louvre Abu Dhabi
                   O percurso na mostra permanente é cronológico, com exce-  tem ainda duas galerias para exposições tempo-
                   ção da primeira sala, chamada O Grande Pátio, onde obras   rárias. Em março passado, “From one Louvre to
                   de distintos períodos são agrupados por temas. Entre os   another” (de um Louvre para outro) abordava de
                   destaques estão três peças que tratam da maternidade:   forma comparativa o nascimento do Louvre, em
                   uma escultura egípcia da deusa Iris com seu filho Horus   Paris, em 1992, com o novo nos Emirados Árabes,
                   (800 – 400 a.C.), uma imagem de marfim da Virgem com   224 anos depois.
                   Jesus (1320 – 1330) e uma peça em madeira da República   Já “Globes, Visions of the World” (Globos, visões
                   do Congo de Phemba (século 19), a figura da maternidade   do mundo) apresentou a história da relação entre
                   do povo Yombe.                                         a noção astronômica da esfera e a criação de
                   O trio representa bem o conceito do Louvre Abu Dhabi como   objetos com0 os globos, astrolábios e mapas em
                   “museu universal”, já que apresenta desde como a materni-  um percurso que mistura fé e ciência.
                   dade era representada na civilização egípcia séculos antes   Seja nesta última mostra, seja na exibição per-
                   de Cristo, passando pela religiosidade católica e chegando   manente, a arte e a produção francesa ganham
                  FOTO MARC DOMAGE  à cultura africana da região do Congo.  sempre certo destaque, mas afinal ninguém
                                                                          vende uma marca por meio bilhão de dólares e
                   “Para demonstrar o que a humanidade tem em comum,
                                                                          não a valoriza.
                   Louvre Abu Dhabi usa o caminho da universalidade”, afirma

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