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BIENAIS TRIENAL DE TIJUANA
Cortada pelo “grotesco” muro que avança para o oceano, a cidade se reinventa com arte e cria o arrojado Centro Cultural Tijuana
exposição de fotos e xerox, na praça das Tijeras (tesouras), o governo de Donald Trump, e outros trechos foram
dos rostos de estupradores, agressores e exploradores, levantados a partir de 1991.
em cuja lista apareciam professores, padres, políticos, Nas últimas décadas, o governo mexicano colocou em
e parentes das vítimas. prática um projeto cultural ambicioso, visando amenizar o
Mesmo com seus problemas Tijuana atrai mexicanos estigma negativo de Tijuana e apresentá-la também como
de outros estados e latino-americanos de vários países. cidade voltada às artes. Entre outras iniciativas surge o
Ranqueada como a segunda metrópole mais populosa do Salão Internacional de Estandarte (1996), idealizado por
México é considerada a porta da América Latina. Como Marta Palau que participou da 19ª Bienal de São Paulo de
uma cicatriz que não fecha, a cidade é cortada por um 1987, e que depois o transformou em Bienal. Ainda com
muro de mais de 700 quilômetros que divide e atravessa esse propósito surge Insite, uma exposição internacional
também outras cidades. Enquanto os banhistas tentam criada pela Intersection Gallery de San Diego, California
relaxar na praia de Tijuana, o abominável muro se ergue e que acontecia simultaneamente no Centro Cultural
imponente, dominando todos os ângulos da paisagem Tijuana (México), construído com um projeto arrojado,
e avançando pela areia por mais de cem metros em dentro desse programa de reestruturação, e inaugurado
direção ao mar. em 1982. Na opinião de Roberto Rosique artista, crítico,
Ao contrário do que ocorria no litoral na Alemanha professor e membro do conselho curador da Trienal de
Oriental, na época da Guerra Fria, onde guardas arma- Tijuana, Insite foi impulsionado pela visão empresarial
dos portando binóculos potentes tudo observavam, de Michel Krichman y Carmen Cuenca, com recurso do FOTOS: LEONOR AMARANTE
em Tijuana a vigilância é praticamente monitorada por Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta),
drones. Parte do muro foi erguido ou restaurado durante além de empresários norte-americanos. Para legitimar o
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