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Helô Sanvoy,
EIRO, 2021.
Pó e lascas
de pau-brasil,
cera de abelha,
carvão e lona
de algodão cru
isso, nessa série, eu proponho várias reformulações membro do coletivo indicava artistas que eram votados
geométricas e deixando só o nome do veículo”. Crónica pelo grupo. Depois disso, as listas eram analisadas
é o nome de um jornal mexicano. para que houvesse paridade entre os artistas. Houve
Komatsu, assim como Ding Musa e outros integran- um processo longo e democrático para a garantia do
tes da mostra, integram o corpo de decisões coletivas equilíbrio de presenças. Desse modo, a desierarqui-
que articulou a exposição. Como é uma ação coletiva, a zação não apareceu espontaneamente no resultado.
resposta também para as questões de arte!brasileiros Ela foi fruto de um trabalho consciente, democrático
sobre o processo de escolhas também foi elabora- e criterioso de conversas e ajustes”, explicaram os
da coletivamente e enviada após pequeno debate. “A articuladores da mostra.
desierarquização de artistas, evidente e intencional na A afinidade pode então ser demonstrada pela própria
mostra, é manifesta não somente como proposta orga- proximidade, como é o caso dos artistas que já vivem
nizacional, mas sobretudo como apontamento para os ali, caso de André Chiarati, morador do 13º andar, ou
modos diversos e legítimos de existir, em sociedade e pela longa colaboração, caso do coletivo jamac (sigla
na arte”, afirmam os organizadores na resposta. “Esse para Jardim Miriam Arte Clube, um espaço cultural da
modo não-vertical de operar está presente na mostra e zona sul de São Paulo, criado pela artista Mônica Nador
na forma de organizarmos a Galeria ReOcupa. Desde em 2004, com ação e gestão coletiva).
o início, todas as decisões tomadas partiram de uma Isso poderia dar margem à conclusão de que predo-
discussão coletiva e horizontal”. mina o discurso, a abordagem panfletária. Não há uma
Dessa forma, o artista já está integrado a uma ideia, satanização do panfleto, pelo contrário: do tríptico da
a um propósito, contido no tema da ReFundação. “Ao consagrada Cinthia Marcelle (desenho no qual uma arara
longo de sete meses de organização da mostra, cada de camisetas e a primeira traz a inscrição “A propriedade
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