Page 89 - ARTE!Brasileiros #59
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Eu sou pela paz. À margem,              ***                grupos mais reduzidos,
                        quieto, anotando, arrasto    Apesar das propostas de       em direções opostas.
                        a tristeza de um pai velhusco    armistício de Menotti Del    Assim, o mito de um
                        que vê a família desunida...  Picchia, as cisões entre os   modernismo triunfante, como
                                                  antropófagos de São Paulo        já mencionado, apenas seria
                        Meus caros Cunhambebes: eu   e seus ex-companheiros tenderão   constituído com a criação dos
                        vos saúdo do fundo do coração   a se agravar ainda mais. Daquele   Museu de Arte de São Paulo
                        e apresto meu cachimbo para   final de década em diante,    e do Museu de Arte Moderna
                        sempre trocarmos as baforadas   cada um daqueles grupos (e, de   de São Paulo, que transformaram
                        do fumo da amizade.       certo modo, cada um dos          a Semana de Arte Moderna
                                                  indivíduos que os formavam)      de 1922, em berço esplêndido
                        Vosso sempre para         começará a caminhar              da arte moderna não apenas de
                        novos ágapes.             separadamente, solitários, ou em   São Paulo, mas de todo Brasil.



                  Referências Bibliográficas

                  1   Sobre as relações entre o modernismo   dentições, 1928/29. São Paulo: Círculo   espírito estético, que esse é um estado
                    paulista e a criação dos museus de   do Livro, 1975.            de consciência, logo uma vitória
                   arte no final dos anos 1940, consultar: -   7  Idem.             universal”. O autor se colocava nessa
                   CHIARELLI, Tadeu. “Arte em São Paulo   8  Idem.                  segunda vertente mais comedia. Sobre
                   e o núcleo modernista da Coleção”.   9  ANDRADE, Oswald. Diário Confessional.   o assunto, ler: “Sou moderno, mas não
                   IN MILIET, Maria Alice (ed.). Coleção   Organização Manuel da Costa Pinto. São   sou maluco”. Menotti Del Picchia e a
                   Nemirovsky. Rio de Janeiro: MAM, 2003.   Paulo: Companhia das Letras, 2022.  arte”. No prelo.
                   E, do mesmo autor: “Que pena Oswald   10 ANDRADE, Oswald. Op.cit. p. 564.  19   “Crise no Modernismo”. Helios (Menot-
                    não ter nascido no Rio, né?”. Conversa   11  Idem, pág.566 e 567.  ti Del Picchia). Op. cit.
                    de bar(r) Plataforma digital da revista   12  Idem, pág. 569.  20  Idem.
                   ARTEBrasileiros! 7 de fevereiro de 2022.   13   Embora se refira sempre de maneira   21   Haveria nessa atitude o surgimento de
                    https://artebrasileiros.com.br/opiniao/con-  pouco elogiosa a este último.  algum tipo de ressentimento por parte
                    versa-de-barr/modernismo-ruy-castro/  14  ANDRADE, Oswald. Op. Cit. Pág. 563.  do crítico, em relação aos dois artis-
                  2   ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita   15   “Moquen II – Hors d’oeuvre”. Oswaldo   tas? Mais estudos poderão responder
                   ao Museu. São Paulo: Perspectiva, 1976   Costa (Como Tamandaré). Revista de   à pergunta.
                   (Segunda edição: São Paulo, Terceiro   Antropofagia. 14. 04, 1929  22  “Verdamarelismo”, era a vertente
                   Nome, 2014).                   16   “Moquem III – Entradas”. Oswaldo   modernista criada por Menotti, Plinio
                  3   Segundo herdeiros do arquiteto Gregori   Costa (como Tamandaré), Revista de   Salgado e Cassiano Ricardo, da qual tam-
                   Warchavchik, Oswaldo Costa teria pu-  Antropofagia 24. 4. 1929. Aqui, Costa   bém participavam, Raul Bopp (que depois
                   blicado o seguinte texto sobre a “Casa   faz referência à pintura Ressureição   migraria para a Antropofagia), Candido
                   Modernista” projetada pelo arquiteto,   de Lázaro, de Malfatti (hoje no acervo   Motta Filho e Alfredo Ellis Jr.
                   em São Paulo: “A primeira realização da   do Museu de Arte Sacra de São Paulo),   23  “Crise no Modernismo”. Helios (Menot-
                   arquitetura moderna em São Paulo”. São   obra de qualidade discutível, dentro   ti Del Picchia). Op. cit.
                   Paulo. Correio Paulistano. 8 de julho de   do conjunto de pinturas da artista, e   24  “Carta aos antropófagos”. Helios (Menot-
                   1928, p.3. Os dois artigos sobre Tarsila   que Andrade elogiou, visando interferir   ti Del Picchia). Crônica Social. Correio Pau-
                   foram republicados em AMARAL, Aracy.   na decisão do Governo em comprar   listano. São Paulo, 17 de abril de 1929, p. 4.
                   Tarsila, sua obra e seu tempo. São Paulo:   a peça. Em carta do crítico para a   25   Importante reparar que pelo que Helios
                   Perspectiva/Edusp, 1975. Pág. 463 e   pintora, Mário afirma que pela amizade   afirma, parece que apenas ele, Menotti,
                   segs., vol. I.                   entre ambos, ele mentira publicamente   teria ido ao evento organizado pelos
                  4   “EXPOSIÇÃO Tarsila do Amaral”. Correio   sobre a obra, fornecendo-lhe qualida-  antropófagos. Sua postura conciliadora
                   Paulistano. São Paulo, 21 de setembro   des que ela não possuía. Sobre o as-  teria sido mais forte do que a atitude de
                   de 1929 p. 5; “Tarsila”. RAPOSO, Antonio.   sunto, ler: ANDRADE, Mário. Mário de   Mário e seus companheiros, e de seus
                   “Tarsila”. Correio Paulistano. São Paulo, 22   Andrade. Cartas a Anita Malfatti. Rio de   colegas do movimento Verdamarelo.
                   de setembro de 1929, p.2.        Janeiro: Forense Universitária, 1989.  Menotti ser o único “não antropófago”
                  5  AMARAL, Aracy. Tarsila, sua obra e seu   17   “Crise no Modernismo”. Helios (Menot-  no banquete, diz muito sobre a perso-
                  tempo. São Paulo: Perspectiva/Edusp,   ti Del Picchia). Crônica Social. Correio   nalidade do intelectual, mas diz também
                  1975. Pág. 267, vol. I.           Paulistano. 20 de março de 1929, pág. 5.  bastante sobre como as relações entre
                  6   “Revistas re-vistas: os antropófagos”.   18   É importante frisar que Helios deixa   os artistas e literatos
                   Augusto de Campos. IN Revista de   clara a divisão que faz da arte moderna:   da cidade estavam esgarçadas.
                   Antropofagia. Reedição da Revista   de um lado, os modernistas, “artis-  26    “Carta aos antropófagos”. Helios
                   Literária Publicada em S. Paulo – 1ª. e 2ª.   tas de vanguarda”. Do outro o “novo   (Menotti Del Picchia). Op. cit.

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