Page 89 - ARTE!Brasileiros #59
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Eu sou pela paz. À margem, *** grupos mais reduzidos,
quieto, anotando, arrasto Apesar das propostas de em direções opostas.
a tristeza de um pai velhusco armistício de Menotti Del Assim, o mito de um
que vê a família desunida... Picchia, as cisões entre os modernismo triunfante, como
antropófagos de São Paulo já mencionado, apenas seria
Meus caros Cunhambebes: eu e seus ex-companheiros tenderão constituído com a criação dos
vos saúdo do fundo do coração a se agravar ainda mais. Daquele Museu de Arte de São Paulo
e apresto meu cachimbo para final de década em diante, e do Museu de Arte Moderna
sempre trocarmos as baforadas cada um daqueles grupos (e, de de São Paulo, que transformaram
do fumo da amizade. certo modo, cada um dos a Semana de Arte Moderna
indivíduos que os formavam) de 1922, em berço esplêndido
Vosso sempre para começará a caminhar da arte moderna não apenas de
novos ágapes. separadamente, solitários, ou em São Paulo, mas de todo Brasil.
Referências Bibliográficas
1 Sobre as relações entre o modernismo dentições, 1928/29. São Paulo: Círculo espírito estético, que esse é um estado
paulista e a criação dos museus de do Livro, 1975. de consciência, logo uma vitória
arte no final dos anos 1940, consultar: - 7 Idem. universal”. O autor se colocava nessa
CHIARELLI, Tadeu. “Arte em São Paulo 8 Idem. segunda vertente mais comedia. Sobre
e o núcleo modernista da Coleção”. 9 ANDRADE, Oswald. Diário Confessional. o assunto, ler: “Sou moderno, mas não
IN MILIET, Maria Alice (ed.). Coleção Organização Manuel da Costa Pinto. São sou maluco”. Menotti Del Picchia e a
Nemirovsky. Rio de Janeiro: MAM, 2003. Paulo: Companhia das Letras, 2022. arte”. No prelo.
E, do mesmo autor: “Que pena Oswald 10 ANDRADE, Oswald. Op.cit. p. 564. 19 “Crise no Modernismo”. Helios (Menot-
não ter nascido no Rio, né?”. Conversa 11 Idem, pág.566 e 567. ti Del Picchia). Op. cit.
de bar(r) Plataforma digital da revista 12 Idem, pág. 569. 20 Idem.
ARTEBrasileiros! 7 de fevereiro de 2022. 13 Embora se refira sempre de maneira 21 Haveria nessa atitude o surgimento de
https://artebrasileiros.com.br/opiniao/con- pouco elogiosa a este último. algum tipo de ressentimento por parte
versa-de-barr/modernismo-ruy-castro/ 14 ANDRADE, Oswald. Op. Cit. Pág. 563. do crítico, em relação aos dois artis-
2 ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita 15 “Moquen II – Hors d’oeuvre”. Oswaldo tas? Mais estudos poderão responder
ao Museu. São Paulo: Perspectiva, 1976 Costa (Como Tamandaré). Revista de à pergunta.
(Segunda edição: São Paulo, Terceiro Antropofagia. 14. 04, 1929 22 “Verdamarelismo”, era a vertente
Nome, 2014). 16 “Moquem III – Entradas”. Oswaldo modernista criada por Menotti, Plinio
3 Segundo herdeiros do arquiteto Gregori Costa (como Tamandaré), Revista de Salgado e Cassiano Ricardo, da qual tam-
Warchavchik, Oswaldo Costa teria pu- Antropofagia 24. 4. 1929. Aqui, Costa bém participavam, Raul Bopp (que depois
blicado o seguinte texto sobre a “Casa faz referência à pintura Ressureição migraria para a Antropofagia), Candido
Modernista” projetada pelo arquiteto, de Lázaro, de Malfatti (hoje no acervo Motta Filho e Alfredo Ellis Jr.
em São Paulo: “A primeira realização da do Museu de Arte Sacra de São Paulo), 23 “Crise no Modernismo”. Helios (Menot-
arquitetura moderna em São Paulo”. São obra de qualidade discutível, dentro ti Del Picchia). Op. cit.
Paulo. Correio Paulistano. 8 de julho de do conjunto de pinturas da artista, e 24 “Carta aos antropófagos”. Helios (Menot-
1928, p.3. Os dois artigos sobre Tarsila que Andrade elogiou, visando interferir ti Del Picchia). Crônica Social. Correio Pau-
foram republicados em AMARAL, Aracy. na decisão do Governo em comprar listano. São Paulo, 17 de abril de 1929, p. 4.
Tarsila, sua obra e seu tempo. São Paulo: a peça. Em carta do crítico para a 25 Importante reparar que pelo que Helios
Perspectiva/Edusp, 1975. Pág. 463 e pintora, Mário afirma que pela amizade afirma, parece que apenas ele, Menotti,
segs., vol. I. entre ambos, ele mentira publicamente teria ido ao evento organizado pelos
4 “EXPOSIÇÃO Tarsila do Amaral”. Correio sobre a obra, fornecendo-lhe qualida- antropófagos. Sua postura conciliadora
Paulistano. São Paulo, 21 de setembro des que ela não possuía. Sobre o as- teria sido mais forte do que a atitude de
de 1929 p. 5; “Tarsila”. RAPOSO, Antonio. sunto, ler: ANDRADE, Mário. Mário de Mário e seus companheiros, e de seus
“Tarsila”. Correio Paulistano. São Paulo, 22 Andrade. Cartas a Anita Malfatti. Rio de colegas do movimento Verdamarelo.
de setembro de 1929, p.2. Janeiro: Forense Universitária, 1989. Menotti ser o único “não antropófago”
5 AMARAL, Aracy. Tarsila, sua obra e seu 17 “Crise no Modernismo”. Helios (Menot- no banquete, diz muito sobre a perso-
tempo. São Paulo: Perspectiva/Edusp, ti Del Picchia). Crônica Social. Correio nalidade do intelectual, mas diz também
1975. Pág. 267, vol. I. Paulistano. 20 de março de 1929, pág. 5. bastante sobre como as relações entre
6 “Revistas re-vistas: os antropófagos”. 18 É importante frisar que Helios deixa os artistas e literatos
Augusto de Campos. IN Revista de clara a divisão que faz da arte moderna: da cidade estavam esgarçadas.
Antropofagia. Reedição da Revista de um lado, os modernistas, “artis- 26 “Carta aos antropófagos”. Helios
Literária Publicada em S. Paulo – 1ª. e 2ª. tas de vanguarda”. Do outro o “novo (Menotti Del Picchia). Op. cit.
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