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imigração, consolidado na Carta de Palermo, de a mostra se desenvolve por três seções: Jardim
2015, não é apenas teórico: nos últimos dois anos dos Fluxos, Sala sem Controle, Cidade no Palco.
400 mil imigrantes entraram na Sicília, quantidade
impressionante para uma população de 5 milhões NA RUA
de habitantes. A parte da mostra no Jardim Botânico, contudo, é
a que menos empolga na Manifesta, afinal é difícil
JARDIM PLANETÁRIO competir com as plantas que crescem no local
Esse contexto não podia ser mais favorável a desde 1789, uma das referências mundiais para
uma mostra como a Manifesta: “Queremos ser o estudo de espécies exóticas. Originalmente, o
uma bienal radicalmente local e relevante, por local foi criado para o cultivo e pesquisa de plantas
isso é uma mostra sobre Palermo, e as questões medicinais pela Academia de Estudos de Palermo.
essenciais aqui, de uma ilha entre três continen- Atualmente, ele possui mais de 12 mil espécies.
tes, que luta contra o crime, contra o racismo e o Dos oito artistas que participam desta seção, o
aquecimento global”, disse Hedwig Fijen, diretora colombiano Alberto Baraya é o que melhor explora
e criadora da Manifesta. a relação com espaço, usando uma série bastante
Desde 1996, a Manifesta já passou por 12 cidades conhecida, na qual reúne plantas falsas e as apre-
europeias, começando por Roterdã, na Holanda, senta como se fossem objeto de estudo científico,
onde a bienal foi concebida, passando por São o que foi apresentado na Bienal de São Paulo em
Petersburgo (2014) e Zurique (2016), nas edições 2006. “É um trabalho que na verdade não consegui
mais recentes. evitar aqui, afinal é totalmente adequado ao Jar-
Em Palermo, a concepção da mostra teve início dim Botânico”, afirmou, perto de uma vitrine com
com um projeto conduzido pelo escritório de arqui- vários pedaços de limões sicilianos de cerâmica
tetura holandês OMA, que criou o “Palermo Atlas”, em um dos viveiros do espaço.
uma compilação de informações da arquitetura, No entanto, é nessa fricção entre a cidade,
cultura e história da cidade. seus locais e as intervenções dos artistas que a
A mostra em si foi organizada por um time de Manifesta se realiza de fato e um dos melhores
quatro mediadores culturais, dois deles arquitetos exemplos disso foram as procissões realizadas
_ o espanhol Andrès Jaque e o italiano Ippolito na semana de abertura. Elas ocorreram inspira-
Pestelleni Laparelli, que também trabalha no OMA das pelas dezenas de festividades religiosas que
_, a artista holandesa Bregtje van der Haak _ ocorrem ao longo do ano em Palermo, entre elas
que participou da 27ª Bienal de SP, em 2006, e a a da padroeira da cidade, Santa Rosália, um dos
curadora suíça Mirjam Varadinis. marcos da cultura siciliana explorada por Coppola
“Trabalhamos em conjunto tanto na seleção nos filmes de “O Poderoso Chefão”, uma referência
como na escolha dos locais, o objetivo foi buscar impossível de se evitar por ali.
espaços que não costumam apresentar arte, já O nigeriano Jelili Atiku, a italiana Matilde Cassani,
que há ótimos museus aqui, para criar um novo e a dupla italiana Masbedo usaram as ruas de
percurso pela própria cidade”, contou Haak à Palermo, cada um a seu jeito, criando situações
ARTE!Brasileiros. Para tanto, a mostra se divide em que simularam procissões e festividades públicas.
20 espaços, desde pequenas capelas, passando No caso de Atiku, a performance Festino dela Terra
por imensos palácios, chegando no Jardim Botâ- misturou as celebrações de Santa Rosália com
nico da cidade. arquétipos antigos da cultura Iorubá dos homens
É de lá, aliás, que vem o nome desta Manifesta: verdes. Já Cassani ocupou o cruzamento mais
“O Jardim Planetário”. O termo é emprestado do suntuoso da cidade, Quattro Canti, com uma ação
botânico francês Gilles Clément que, em 1991, usou denominada Tutto, jogando milhares de papéis
a expressão jardim planetário, para apontar como coloridos no local, uma referência à tradição bar-
natureza e cultura humana são corresponsáveis roca da cidade. Esses trabalhos fazem parte da
na manutenção da Terra. A partir desse conceito, seção Cidade no Palco.
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