Embaixada do Brasil no Japão. FOTO: acervo ROAU

Com mostras no Instituto Tomie Ohtake e no Museu da Casa Brasileira, duas facetas da obra de Ruy Ohtake poderão ser vistas simultaneamente em São Paulo a partir desta semana. Enquanto o instituto privilegia peças de mobiliário, objetos e materiais de acabamento, na exposição O Design da Forma – com curadoria de Fábio Magalhães, Marili Brandão e Priscyla Gomes – , o museu exibe cerca de 40 projetos do arquiteto a partir de curadoria de Agnaldo Farias, na mostra A Produção do Espaço.

Ruy Ohtake é um dos mais renomados arquitetos brasileiros vivos, com quase 60 anos de carreira, e assina tanto projetos urbanísticos como o do o Parque Ecológico do Tietê, o Polo Educativo e Cultural e Condomínio Residencial de Heliópolis e o Expresso Tietê, quanto edificações como o próprio prédio do Instituto Tomie Ohtake, o Hotel Unique, o Alvorada Hotel de Brasília, a Embaixada do Brasil em Tóquio e o Aquário do Pantanal, em Mato Grosso do Sul.

“A mostra ressalta a concepção de Ohtake sobre qual deve ser o papel da arquitetura para o homem contemporâneo, como a sua obra vai assumindo diferentes traduções, conforme a natureza do projeto, o impacto que, pelo imprevisto de sua massa, de suas formas, espaços e cores, pode provocar no trecho da cidade onde se inscreve, entre seus usuários ou simplesmente nas pessoas que passam e se surpreendem”, afirma Farias. “O pensamento espacial Ohtake traduz-se em sua arquitetura singular, produção que encara as dificuldades do país e que luta por melhorá-lo não só por meio de respostas técnicas, mas pela beleza que alivia o olho e alimenta a imaginação.”

Mesas Frevo, Portobello. FOTO: Divulgação

Já no Instituto Tomie Ohtake estão reunidas peças de mobiliário, objetos e materiais de acabamento criados por Ohtake, que apresentam uma longa e minuciosa investigação acerca de como se é possível desenvolver, concomitantemente, mobiliário e edificação. Pois em seus projetos de arquitetura Ohtake também desenha elementos como mesas, estantes, sofás, aparadores e escadas. A mostra de peças inclusive de porcelanato, madeira, aço e vidro busca destrinchar atentamente sua proximidade com o estudo dos materiais, seus comportamentos e limites, além de um entendimento atento às etapas de produção. 

A abertura de Ruy Ohtake: O Design da Forma acontece nesta segunda-feira no Instituto Tomie Ohtake, enquanto Ruy Ohtake: A Produção do Espaço tem abertura nesta terça no Museu da Casa Brasileira. Ao longo das mostras ainda serão organizadas oficinas de concreto no museu e um laboratório com Ruy Ohtake no Oficina Lab, sobre o uso de madeira no design. Por fim, será lançado o livro Ruy Ohtake, o Arquiteto, organizado por Abilio Guerra e Silvana Romano, ainda asem data definida.

Ruy Ohtake: O Design da Forma

De 25 de fevereiro a 14 de abril

Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima 201

Ruy Ohtake: A Produção do Espaço

De 26 de fevereiro a 19 de maio

Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima, 2705

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome