O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro inaugura em 11 de setembro Toda aurora tem seu fim, exposição de Andrey Rossi composta por pinturas a óleo que convidam o público
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro inaugura em 11 de setembro Toda aurora tem seu fim, exposição de Andrey Rossi composta por pinturas a óleo que convidam o público a refletir sobre o tempo, a solidão e a impermanência a partir de um passeio por paisagens imaginárias.
O trabalho de Rossi não parte da representação fotográfica: todos os espaços retratados em suas pinturas são originários de uma arquitetura interna e pessoal do artista. Em telas de grande escala, longos corredores com portas entreabertas e cômodos escurecidos convidam o público a adentrar a complexa rede de seu imaginário, composta por camadas de silêncio e solidão.
Além das grandes pinturas, a exposição com texto crítico de Ulisses Carrilho inclui obras de pequenos formatos que retratam naturezas-mortas – fruteiras, potes e outros itens – chamados pelo artista de “entes inanimados”. Ao observar as obras, é como se o visitante entrasse por uma das várias portas dos corredores de Rossi e se deparasse com esses itens que habitam os cantos esquecidos de seu imaginário.
Segundo o artista, cada pintura faz parte de um único complexo maior, que se transforma e expande cada vez que surge uma nova obra. Os ambientes apresentam sinais de degradação: pinturas descascadas, plantas que invadem os espaços através das janelas e mofo nas paredes. Essa arquitetura indefinida – que poderia ser um hospital, uma escola, ou uma casa, mas cujo propósito é desconhecido – tem uma relação profunda com memórias afetivas de Rossi. Seu imaginário foi formado em grande parte durante a infância em Porto Ferreira, interior de São Paulo, período em que explorava lugares abandonados e ruinosos da região.
A exposição fica aberta ao público até dia 26 de outubro, simultaneamente com mostras dos artistas Ana Zveibil, Júlio Vieira, Marlene Stamm e Thiago Toes, que ocupam as demais salas do Centro Cultural Correios Rio de Janeiro.
.Serviço
Exposição | Toda aurora tem seu fim
De 11 de setembro a 26 de outubro
Terça a sábado das 12h às 19h
11 de setembro de 2024 12:00 - 26 de outubro de 2024 19:00(GMT-03:00)
Centro Cultural Correios RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Corredor Cultural, Rio de Janeiro - RJ