Exposição "Thomaz Farkas – a beleza diante dos olhos"
Detalhes
Encantado pelas imagens desde que ganhou a primeira câmera fotográfica, aos oito anos, Thomaz Farkas (1924-2011) construiu horizontes de quem vê além, seja na fotografia, no cinema ou nos negócios.
Detalhes
Encantado pelas imagens desde que ganhou a primeira câmera fotográfica, aos oito anos, Thomaz Farkas (1924-2011) construiu horizontes de quem vê além, seja na fotografia, no cinema ou nos negócios. Explorar luz e sombra, perceber beleza e humanidade estão entre as peculiaridades do olhar de Farkas. O Museu da Imagem e do Som do Ceará, instituição que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte, realiza a exposição Thomaz Farkas – a beleza diante dos olhos, cuja abertura será no dia 21 de setembro de 2024, às 18h, na praça do MIS.
A exposição propõe espaços diversos para contar sobre a vida de quem olhou com atenção e curiosidade para o país e para o povo que o acolheram. Com curadoria de Simonetta Persichetti e Rubens Fernandes Junior, o momento celebra o centenário de Farkas. Nascido na Hungria e apaixonado pelo Brasil, foi um dos nomes mais conhecidos na fotografia brasileira da segunda metade do século XX. Durante a abertura, estarão presentes os curadores, o diretor de cinema Lauro Escorel, além do fotógrafo e filho de Thomaz, João Farkas.
Por meio do trabalho como fotógrafo, diretor e produtor cinematográfico, Farkas procurava descobrir a beleza onde ela estivesse. Foi dentro desse universo que desenvolveu e praticou a singularidade de sua arte. “Fotografar é olhar e recordar”, disse Thomaz, em entrevista gravada em 2006. Ao ser perguntado se o Brasil retratado por ele durante a inauguração de Brasília, em abril de 1960, havia mudado muito, meio século depois, respondeu: “Não, porque eu vejo com o coração. Eu vejo pelo que me entra assim pelo coração”.
Para a curadoria, a linguagem de Thomaz Farkas está na fronteira entre a fotografia considerada clássica e a fotografia moderna ao buscar novas formas de visualidade e criar um modo próprio de fotografar. Um dos pioneiros e um dos principais expoentes da fotografia no Brasil, Farkas é reconhecido por sua produção fotográfica, tendo realizado exposições nos mais importantes centros culturais e museus do Brasil e do exterior, e também por sua vasta e inovadora produção cinematográfica, que se tornou conhecida como “Caravana Farkas”.
“Conhecer o Brasil através dos olhos dele é uma experiência sempre enriquecedora. Um olhar atento, imagens que nos aparecem demonstrando o que nossos olhos sozinhos, ou desacostumados a ver, seriam incapazes de perceber. O que mais fascina em suas fotografias é a sensação do divertimento, como se a descoberta do invisível fosse uma grande brincadeira para Farkas, como se ele ficasse feliz em poder nos ofertar a cada imagem um detalhe que nos surpreenda”, apresentam os curadores, que conviveram e aprenderam com ele.
O MIS destaca a relevância de realizar esta exposição no mês em que Farkas completaria cem anos. “O Museu da Imagem e do Som do Ceará tem a honra de realizar a exposição Thomaz Farkas – a beleza diante dos olhos no centenário de um profissional que se tornou referência para a cultura imagética no Brasil. Farkas também abriu caminhos por onde muitos outros profissionais da fotografia e do cinema puderam seguir. É uma grande oportunidade para que mais cearenses possam conhecê-lo”, disse o diretor do MIS CE Silas de Paula.
Serviço
Exposição | Thomaz Farkas – a beleza diante dos olhos
De 21 de setembro a 21 de novembro
Quarta e quinta, das 10h às 17h30, sexta a domingo, das 13h às 19h30
Período
21 de setembro de 2024 10:00 - 23 de outubro de 2024 17:30(GMT-03:00)
Local
Museu da Imagem e do Som do Ceará
Avenida Barão de Studart, 410 , Meireles, 60120-000, Fortaleza, CE