“Sonia gomes: sinfonia das cores” é uma instalação inédita criada para o Projeto Octógono Arte Contemporânea da Pinacoteca Luz, nela, a artista enfrenta um desafio inédito em sua carreira; conceber
“Sonia gomes: sinfonia das cores” é uma instalação inédita criada para o Projeto Octógono Arte Contemporânea da Pinacoteca Luz, nela, a artista enfrenta um desafio inédito em sua carreira; conceber uma obra em escala muito maior do que a habitual, sem renunciar à qualidade artesanal e cromática de seus objetos.
A produção de Sonia Gomes contempla 34 cordões suspensos em alturas diferentes, que compõem uma sinfonia de formas e visualidades. É uma reflexão e um produto do modo como o seu próprio corpo reage aos tecidos, na medida em que cria objetos cuja materialidade se liga à história de outras pessoas e cuja escala corresponde ao alcance de seus membros.
TECIDOS, LINHAS E FIOS
A produção de Sonia Gomes se desenvolve a partir de materiais como tecidos, linhas, fios e objetos. Junto com as camadas de tecidos e aviamentos, fundem-se técnicas — tecelagem, bordado, renda, costura — e memórias: vestidos, cortinas, toalhas e tecidos diversos que pessoas, conhecidas ou não, enviam para seu ateliê e se transformam em corpos abstratos pelas mãos da artista.
Seus trabalhos incorporam elementos da cultura afro-brasileira e desafiam as convenções tradicionais da escultura.
A obra no Octógono pode ser apreciada por diferentes pontos de vista, em que as variações e tonalidades dos objetos são percebidas a partir do movimento pelo espaço. Uma trilha sonora complementa a experiência, na qual o violonista Plínio Fernandes performa o Prelúdio Nº 4 para violão de Heitor Villa-Lobos.
Serviço
Exposição | Sonia Gomes: sinfonia das cores
De 02 de setembro a 28 de janeiro
Segunda a domingo, das 10h às 18h
Setembro 2 (Sábado) 10:00 - Janeiro 28 (Domingo) 18:00
Pina Luz
Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo — SP