Exposição "Sombra-Luzes: identidade na diáspora japonesa no Brasil"

ter23jan(jan 23)09:00dom05mai(mai 5)18:00Exposição "Sombra-Luzes: identidade na diáspora japonesa no Brasil"Autor analisa a presença e valorização da sombra dentro do teatro, da arquitetura, da arte e do cotidiano japonês, além de interpretar a presença da luz no Japão como a entrada da cultura ocidental.Museu da Imigração do Estado de São Paulo, R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo - SP

Detalhes

O Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – inaugura, em 23 de janeiro, às 11h, a exposição Sombras-Luzes: identidade na diáspora japonesa no Brasil, das artistas Cristina Suzuki e Claudia Kiatake.

A sombra é um elemento importantíssimo para a cultura japonesa, sobretudo no período Edo, em que o Japão fechava seus portos para estrangeiros. No ensaio Em louvor da sombra, escrito em 1933 por Junichiro Tanizaki, o autor analisa a presença e valorização da sombra dentro do teatro, da arquitetura, da arte e do cotidiano japonês, além de interpretar a presença da luz no Japão como a entrada da cultura ocidental.

Nesse contexto, as artistas se debruçam sobre a dualidade e a ambiguidade desses dois elementos contrastantes como metáfora de duas culturas que entram em confluência. Ao se estabelecer no Brasil, a cultura japonesa adicionou aspectos à sua subjetividade – além do japonês, surgia algo novo.

Segundo o curador Allan Yzumizawa, “as obras refletem, portanto, este lugar ambivalente de maneira que possamos eliminar as distâncias estigmatizadas do Oriente fabulado e inventado pela colonialidade e notar que, nessas diferenças, reside a potência de criação de algo inovador”.

Durante a abertura da mostra, às 14h30, será realizada a performance na instalação Lago de Nanquim, única obra da mostra que tem autoria compartilhada entre as artistas, e contará com a participação do curador Allan Yzumizawa.

A performance materializa o processo da obra que faz alusão aos contrapontos entre as culturas europeias, representadas pela arquitetura do prédio, e asiáticas, representadas pela tinta nanquim, e propõe a discussão sobre atravessamentos, confrontos e possíveis confluências entre essas culturas na formação social brasileira, a partir do processo de imigração.

O projeto ocupa a sala de exposições temporárias Hospedaria em Movimento até 5 de maio de 2024.

Serviço
Exposição | Sombra-Luzes: identidade na diáspora japonesa no Brasil
De 23 de janeiro a 05 de maio 2024
Terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

Período

23 de janeiro de 2024 09:00 - 5 de maio de 2024 18:00(GMT-03:00)

Local

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo - SP

Outros eventos

Como chegar