Exposição "Nos Braços do Violeiro"

sab22jun(jun 22)15:00sex26jul(jul 26)18:00Exposição "Nos Braços do Violeiro"Mostra de Yuri Garfunkel reúne viola, história em quadrinhos e arte Contemporânea no Museu MAGMAMuseu MAGMA, Rodovia Gastão Dal Farra, km 4 Bairro Demétria, Botucatu - SP

Detalhes

A exposição multidisciplinar “Nos Braços do Violeiro”, do desenhista e músico Yuri Garfunkel, com curadoria de João Carlos Villela, estreia neste sábado (22), às 16h30,  no Museu MAGMA (Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia), em BotucatuA entrada é gratuita e a visitação ocorrerá aos sábados, das 15 às 18h, até dia 26/07. Em outros dias, será preciso fazer agendamento pelo (14) 99754-6694.

‘Na mostra “Nos Braços do Violeiro”, o público tem a oportunidade de apreciar as páginas originais da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais Yuri Garfunkel. O  visitante poderá apreciar também o instrumento inspirado na viola vermelha de Tião Carreiro e encomendada ao Luiz Armando, da Luthieria Trevo, exclusivamente para este projeto, e até montar sua própria história em um quadro interativo.

Premiada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) 2019 e com introdução escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela, a HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos” foi indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020. Umas das propostas da exposição, contemplada pelo ProAC Circulação, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, é promover a interação do público com os processos criativos do artista.

Garfunkel destaca a importância de retornar para o Museu que fez parte de sua formação escolar.Frequentei o Museu quando ainda estudava no ensino fundamental. Lembro da coleção particular de cristais e pedras coletadas por Erich Blaich, professor que nos deu aula de desenho. Inclusive na exposição terão desenhos dele também. Meu parceiro de viola, Mathias Zae, que também fez a aquarela do livro, deu aula na Escola Aitiara que é a mesma escola onde está o museu atualmente. É um lugar muito importante, especialmente porque foi onde eu peguei uma viola na mão pela primeira vez”, afirma.

Serviço
Exposição | Nos Braços do Violeiro
De 22 de junho a 26 de julho
Sábados, das 15 às 18h, até dia 26/07. Demais dias mediante agendamento pelo (14) 99754-6694.

Período

22 de junho de 2024 15:00 - 26 de julho de 2024 18:00(GMT-03:00)

Local

Museu MAGMA

Rodovia Gastão Dal Farra, km 4 Bairro Demétria, Botucatu - SP

Outros eventos

Como chegar