Exposição "Isa 30 anos - por um brasil socioambiental"

ter25jun10:00dom25ago18:00Exposição "Isa 30 anos - por um brasil socioambiental"Mostra reúne materiais audiovisuais que ilustram os projetos desenvolvidos pelo ISA, além de objetos de arte indígena, artefatos artesanaisMuseu A CASA do Objeto Brasileiro, Avenida Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros, São Paulo, SP

Detalhes

Museu A CASA do Objeto Brasileiro realiza a exposição ” ISA 30 ANOS – POR UM BRASIL SOCIOAMBIENTAL”, uma celebração das três décadas de atuação do Instituto Socioambiental (ISA) na defesa dos direitos de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outras comunidades tradicionais. A exposição será aberta ao público a partir do dia 22 de junho e permanecerá até o dia 25 de agosto de 2024, com visitação de quinta a domingo, das 10h às 18h, na sede do museu, localizada na Av. Pedroso de Morais 1216, em Pinheiros, São Paulo.

 Com curadoria e expografia de Rosely Nakagawa, a mostra reúne materiais audiovisuais que ilustram os projetos desenvolvidos pelo ISA, além de objetos de arte indígena, artefatos artesanais. A exposição apresenta 30 painéis em tecido com mais de 100 imagens documentais de diversas ações do instituto ao longo das três décadas. Os registros foram capturados por fotógrafos e antropólogos parceiros de longa data da organização, como Are Yudja, Carol Quintanilha, Christian Braga, Claudia Andujar, Linsker, Kamikiá Kisêdjê, Lalo de Almeida, Pedro Martinelli, Roberto Linsker, Rogério Assis e Victor Moriyama. De acordo com a curadora, “A ideia é atingir e comover o público não especializado, tornando a mostra de fácil compreensão para quem ainda não conhece a organização.”

 Renata Mellão, fundadora do Museu A CASA, expressa sua admiração pelo Instituto Socioambiental (ISA) e celebra a duradoura parceria iniciada em 1999, quando o antropólogo Beto Ricardo, sócio fundador do ISA, ministrou uma palestra no museu. “Somos grandes admiradores do instituto e é uma honra para nós abrigar essa exposição”, afirma Renata.

 Para enriquecer a experiência, as comemorações dos 30 anos do ISA contemplam uma extensa programação cultural voltada à conscientização e à informação sobre os povos indígenas no Brasil. As atividades incluem três rodas de conversas no “Papo de Casa”, uma ação promovida pelo Museu A CASA que visa aprofundar o conhecimento por meio de diálogos abertos com protagonistas e especialistas da temática, além da exibição de filmes em realidade virtual. Também haverá a apresentação da série de livros “Povos Indígenas do Brasil” e do projeto educativo “Povos Indígenas no Brasil Mirim”. Igualmente, o público poderá interagir com o mapa” Terras e Povos Indígenas no Brasil”, uma oportunidade única para conhecer as comunidades e explorar os territórios onde vivem as etnias.

Serviço
Exposição | Isa 30 anos – por um brasil socioambiental
De 23 de junho a 25 de agosto
Quinta a domingo, das 10h às 18h.

Período

25 de junho de 2024 10:00 - 25 de agosto de 2024 18:00(GMT-03:00)

Local

Museu A CASA do Objeto Brasileiro

Avenida Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros, São Paulo, SP

Outros eventos

Como chegar