Em sua primeira individual, Fred Lamego se volta para as formas e os vazios de uma Brasília monumental. A exposição Geometrias cadentes apresenta 15 fotografias produzidas entre 2020 e 2022
Em sua primeira individual, Fred Lamego se volta para as formas e os vazios de uma Brasília monumental. A exposição Geometrias cadentes apresenta 15 fotografias produzidas entre 2020 e 2022 nas quais o artista registrou edifícios e espaços projetados como parte do projeto arquitetônico moderno de Brasília.
Fotógrafo desde os 15 anos de idade, ao longo do tempo tem especial interesse pelo espaço urbano e pela forma arquitetônica como expressão de relações e campos de força que se estabelecem no espaço das cidades. A mostra é resultado de um ano e meio de conversas de acompanhamento crítico entre o artista e a curadora Yana Tamayo e apresenta imagens que propõem uma abordagem mais intimista da materialidade concreta que sustenta a arquitetura moderna a partir de um olhar fragmentado e sensível desses espaços.
Nessas imagens podemos ver os esqueletos das famosas curvaturas de concreto que, vistas de perto, escapam das imagens totalizantes que conhecemos pelos cartões postais. As superfícies presentes nas fotografias de Fred Lamego vacilam: Pendulam entre o peso de uma antiga estrutura de pensamento – espécie de futuro do passado – jardins improváveis e a minúcia das texturas dos moldes manuais feitos em madeira e produzidos artesanalmente por milhares de mãos operárias.
Conversas com artistas e curadores
Durante o período das mostras, acontecem dois encontros com os artistas e as curadoras. No dia 19 de agosto, sábado, às 11h, Patrícia Bagniewski e Marília Panitz participam de uma conversa sobre processos de ateliê. No dia 2 de setembro, sábado, às 11h, Fred Lamego e Yana Tamayo abordam os processos imersivos do artista na cidade. Com entrada gratuita, as conversas são abertas ao público.
Serviço
Exposições | Geometrias cadentes
De 05 de agosto a 09 de setembro
De segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábado, das 10h às 15h
Setembro 7 (Quinta) 11:00 - Janeiro 31 (Quarta) 17:00
Referência Galeria de Arte
202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo Asa Norte – Brasília - DF