A partir de 11 de setembro, Júlio Vieira ocupa o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro com Entrespaços, exposição onde apresenta pinturas em óleo e acrílica e objetos que exploram
A partir de 11 de setembro, Júlio Vieira ocupa o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro com Entrespaços, exposição onde apresenta pinturas em óleo e acrílica e objetos que exploram novas concepções de paisagem.
Em telas de grande e média escala, o artista sobrepõe e redimensiona múltiplas camadas para criar espaços imaginários. Indo além dos elementos orgânicos comuns na pintura de paisagem tradicional, o artista inclui em suas obras elementos territoriais, de identidade e subjetivos. Camadas e perspectivas são embaralhados, possibilitando ao observador diferentes olhares sobre o seu entorno.
Entre os elementos, todos retirados de lugares reais, estão referências coletadas por Vieira em seus deslocamentos cotidianos por metrópoles no Brasil e no exterior e homenagens à iconografia de artistas que admira. Segundo a curadora Daniela Avellar, os entrespaços são “espaços onde podemos perceber a emergência do novo”.
O artista ainda apresenta a série de bandeiras “7 ervas”, onde explora questões da pintura em formato tridimensional. Confeccionadas em veludo e feltro, cada uma delas traz bordada a imagem de uma erva relacionada a poderes de proteção na cultura brasileira, criando um espaço para o ritual e o sensível.
Entrespaços fica em cartaz até 26 de outubro, com entrada gratuita. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro ainda recebe simultaneamente exposições dos artistas Ana Zveibil, Andrey Rossi, Marlene Stamm e Thiago Toes.
.Serviço
Exposição | Entrespaços
De 11 de setembro a 26 de outubro
Terça a sábado das 12h às 19h
11 de setembro de 2024 12:00 - 26 de outubro de 2024 19:00(GMT-03:00)
Centro Cultural Correios RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Corredor Cultural, Rio de Janeiro - RJ