A exposição Imagem Testemunho apresenta obras de presos políticos que foram criadas em diferentes
A exposição Imagem Testemunho apresenta obras de presos políticos que foram criadas em diferentes presídios do Estado de São Paulo durante as décadas de 60 e 70. As obras foram reunidas pelo jornalista e ex-preso político Alípio Freire e fazem parte do acervo documental da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
A mostra será realizada no Centro MariAntonia da USP, em São Paulo, com abertura oficial no dia 27 de abril de 2023 às 19h. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos do Centro, que tem como vocação a resistência democrática, a defesa dos direitos humanos e a memória política.
A exposição é uma homenagem aos artistas que lutaram contra a repressão e a censura durante a ditadura brasileira e suas obras são testemunhos da resistência e da luta pela liberdade, pela anistia e pelos direitos humanos no Brasil. A mostra é composta por um conjunto de desenhos produzidos por presos de diferentes organizações políticas e incorpora técnicas diversas. Haverá atividades culturais e educativas relacionadas à exposição.
Integrantes da mostra
Aldo Arantes / Alípio Freire / Ângela Rocha / Artur Scavone / Carlos Takaoka / José Wilson / Manoel Cyrillo / Regis Andrade / Sérgio Ferro / Sérgio Sister / Rita Sipahi / Yoshiya Takaoka
Serviço:
Exposição: Imagem-Testemunho: experiências artísticas de presos políticos na ditadura civil-militar
Abertura 27 de abril – a partir das 19 horas
De 28 de abril a 10 de dezembro
De terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas
Abril 28 (Sexta) 10:30 - Dezembro 10 (Domingo) 18:00
Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco
Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP