Exposição "alvorada da estrela terra vista dos campos de vênus"

sab18mai(mai 18)10:00sab20jul(jul 20)19:00Exposição "alvorada da estrela terra vista dos campos de vênus"Em sua primeira individual em São Paulo, a artista cria desenhos que ficcionalizam vistas e vidas no planeta VênusGaleria Lume, Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo - SP

Detalhes

Com curadoria de Ariana Nuala, a artista nos propõe uma ficção poética que desloca o olhar para um outro planeta, com regras desconhecidas sobre o comportamento físico, emocional, geológico e celeste dos corpos: um espaço aberto à imaginação. Utilizando de uma pesquisa que observou símbolos astrológicos, informações astrofísicas, consultas ao tarô, feitiços, lembranças, desejos e experimentos amorosos, Clara imagina a vida em Vênus enquanto paisagem celeste e corpo fantástico, criando uma série de imagens para ficcionalizar a sobrevivência no planeta sulfúrico também conhecido como o planeta do amor ou a estrela mais brilhante vista a partir da Terra.

Utilizando materiais elementais como carvão, grafite e sanguínea, Moreira apresenta a visão da Terra a partir de Vênus, invertendo as perspectivas ao mesmo tempo em que aproxima os dois planetas. Sabe-se das semelhanças entre eles, alguns chegam a sugerir que o futuro de destruição da Terra se assemelha ao que sabemos sobre o planeta Vênus: um lugar onde não é possível sobreviver, mas que, entretanto, simboliza o amor. Desta ambiguidade parecem surgir os seres que habitam os desenhos de Clara.

No processo criativo da artista, desenho e poesia sempre caminham juntos, uma dança incessante entre imagem e palavra, que por vezes, acabam se fundindo. Clara conta que “o exercício tem sido de intensificar os recursos de aproximação entre o sentimento e o desenho, e assim, ao desenhar, sinto-me escrevendo poemas. O poema fala por si e é muito difícil falar sobre eles, mas eu tenho muito interesse no desenho-palavra, tenho muito interesse em procurar atuar no espaço que se estica entre o desenho e a palavra, este é o lugar a partir do qual eu pretendo me comunicar”. Este espaço poético criado a partir dos desenhos de Clara, é um convite ao visitante para uma jornada, estas paisagens não fixam categorias, mas levantam suspeitas e indícios, que deixam brechas para a imaginação de quem os observa. Afinal, como seria a alvorada da estrela mais brilhante no céu do planeta Vênus?

A exposição tem texto e acompanhamento curatorial de Ariana Nuala, consultoria astrológica de Rita Vênus. Os desenhos inéditos foram produzidos no ateliê da artista, em Recife, entre os meses de fevereiro e março de 2024.

Serviço
Exposição | alvorada da estrela terra vista dos campos de vênus
De 18 de maio a 20 de julho
Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h

Período

18 de maio de 2024 10:00 - 20 de julho de 2024 19:00(GMT-03:00)

Local

Galeria Lume

Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo - SP

Outros eventos

Como chegar