Exposição "Água Viva" de Giovana Grigolin

qui20jun(jun 20)13:00sab27jul(jul 27)19:00Exposição "Água Viva" de Giovana GrigolinFotografias e gravuras produzidas com papéis especiais remete a delicadeza dos processos orientaisWG galeria, Rua Araújo, 154, Centro, São Paulo

Detalhes

As 20 fotografias e 18 fotogravuras presentes na mostra, fazem parte de uma série de trabalhos produzidos nos últimos anos pela artista. “Em 2022 comecei a explorar a fotogravura, um processo fotomecânico do século XIX, que envolve a transferência de uma imagem fotográfica para uma chapa de metal. Isso me abriu novas possibilidades para essa história, que eu conto através de imagens impressas, em papel de algodão e japonês nessa mostra” explica Grigolin. “Giovana pensa a fotografia para levar o corpo a paisagens surreais. A (des)construção que a artista experimenta em suas narrativas em preto e branco, nos transporta para os ambientes mais diáfanos do movimento Dada, com grafismos, formas e volumes granulados, apenas sugerindo a entrega sublime da solidão”, comenta Renato, que é ex-diretor do Departamento de Museus Municipais de São Paulo e atual curador e gestor do Paço das Artes.

Entre os anos de 2020 e 2023, Giovana pediu para mulheres enviarem fotos dos seus corpos e do lugar que estavam habitando. Começou então a produção de uma série de trabalhos sobrepondo essas imagens. Primeiro com fotos, e em seguida passou a explorar a técnica da fotogravura, junto ao ateliê da artista e professora Cleiri Cardoso. Aliando-se ao breu, ao fogo, a tinta e suas chapas de metal, Giovana sugere estorias veladas na intimidade de cada uma. “Impressas em papéis especiais, com a delicadeza que nos remete aos processos orientais da produção de imagens, a artista arrisca sua linguagem atemporal para se afirmar na contemporaneidade. Corpos que viram montanhas, água-viva; barco a vagar nos pensamentos, temos a anuência do corpo nu, camuflando-se entre outros obstáculos. A liberdade da vida no silêncio do isolamento. Amigas distantes, aproximando seus desejos e linguagens”, completa De Cara em seu texto curatorial sobre a mostra individual que segue até o dia 27 de julho.

Esta é a primeira exposição individual realizada pela WG galeria (inaugurada na Rua Araújo em novembro de 2023), que passa a representar Giovana Grigolin como artista. “A escolha da mostra no formato individual aconteceu durante uma conversa entre os galeristas, De Cara e a artista. Entendemos que a produção diversificada e ainda inédita ao mercado, realizada por Giovana nos últimos anos, compõe uma individual completa para o nosso espaço”, explica Mariana Weigand , sócia da WG.

Para o galeria André Weigand, trabalhar com fotogravuras é uma grata novidade para a WG galeria. “Nenhum dos nossos artistas até o momento trabalha com essa técnica e o que vem somar ainda mais ao trabalho da Giovana é que ela ousa produzir imagens grandes através desta técnica, o que torna o processo ainda mais complexo para a artista, em termos de manipulação das imagens, menejo das chapas de metal, espaço físico e produtos químicos necessários para um bom resultado. Prevemos que as fotogravuras de diversos tamanhos vão encher os olhos de quem aprecia arte e de quem visitar a WG para conhecer pela primeira vez este trabalho”, completa.

Exposição | Água Viva
De 20 de junho a 27 de julho
Terça a sábado, das 13h00 às 19h00

Período

20 de junho de 2024 13:00 - 27 de julho de 2024 19:00(GMT-03:00)

Local

WG galeria

Rua Araújo, 154, Centro, São Paulo

Outros eventos

Como chegar