Exposição "A Fria Sensação do Azul" de Júlia Martorelli

seg25mar(mar 25)10:00sab20abr(abr 20)19:00Exposição "A Fria Sensação do Azul" de Júlia MartorelliNo ano em que a Escola Guignard comemora seus 80 anos, a Galeria Murilo Castro se abre para uma parceria com a escola, com a realização de quatro exposições ao longo do ano de 2024.Galeria Murilo Castro, Rua Saturno, 10 - Santa Lúcia CEP 30360-560 - Belo Horizonte - MG

Detalhes

Em alguns contextos de centros maduros de difusão de arte, algumas galerias abrem um espaço para experimentações onde curadores e artistas – sem vínculos permanentes com a galeria – são convidados para a realização de exposições temporárias em espaços alternativos dentro da própria galeria.

É uma chance tanto para a galeria “experimentar” novos artistas, muitas vezes recém saídos das escolas de arte e que ainda estão nos círculos iniciais de reconhecimento como preconizados por Alan Bownes em seu livro The Conditions of Success – How The Moder Artist Rises to Fame de 1989, quanto para os artistas apresentarem seus trabalhos para colecionadores e críticos de arte.

Foi nesse contexto que nasceu o Project Room – um laboratório experimental de curadoria, onde o curador, juntamente com Murilo e Nathália, selecionaram 4 artistas recém graduados da Escola Guignard para mostrarem seus trabalhos na galeria.

Júlia Martorelli, da novíssima geração de artistas egressos da Escola Guignard – UEMG, apresenta na exposição A Fria Sensação do Azul, fotografias, guaches, aquarelas e objetos esculturais resultantes de suas experimentações com conceitos e materiais elementares das artes plásticas.

Ela trabalha com linhas, volumes, fluidos e cores – sua escolha pelo azul vem de vínculos e memórias retirados tanto de sua história pessoal, quanto do inconsciente coletivo.

Buscando inspiração numa colcha azul que remetia à sua infância, Júlia iniciou sua jornada pelo universo da cor azul com linhas, corantes e manchas: barbantes embebidos em tinta eram lançados sobre a folha do papel onde pousavam aleatoriamente, deixando registrado o movimento lúdico do experimento.

Uma reflexão nasceu durante a preparação para o tingimento dos fios em uma cuba de vidro cheia de água com corantes e tintas, onde tudo parecia um diorama das profundezas do mar: o que se passa naqueles locais com temperaturas congelantes e que, na imaginação de muitos, haveria uma total ausência de vida?

Os desenhos produzidos nos “mostrariam” criaturas filamentosas coletadas nas fendas abissais dos oceanos e preparadas para a nosso assombro e admiração.

Seguindo essa “linha”, Júlia faz uma composição temporária adicionando pedras de gelo na cuba de vidro que, recebendo luz – tal qual nos submarinos que exploram o fundo dos oceanos – assemelham-se a pequenos icebergs flutuantes.

Composições cuja transitoriedade fora interrompida pelo registro fotográfico, ora apresentados na exposição.

Tal qual os desenhos, as fotografias nos revelam mundos invisíveis, onde somos convidados a perceber detalhes de pequenas bolhas ar capturadas durante o congelamento; variações nas tonalidades do azul indo de partes luminosas até as sombras mais profundas.

Desenhos e fotografias que operam em um jogo de revelar e esconder os universos Macro e Microscópicos e que dão nome às duas séries.

No objeto escultórico Laços, uma longa “cabeleira” de fios de barbante tingidos de azul, nossa mente percorre e imagina os inúmeros vínculos possíveis – vínculos afetivos, vínculos com a história na arte – de Yves Klein, à quase bicentenária técnica fotográfica do cianótipo, passando pelas instalações de Cecília Vicuña (Chile, 1948) e de Tunga (Brasil, 1952 – 2016). No que começou, nas palavras de Júlia como um dispositivo para a execução dos desenhos a guache e aquarela, acabou tornando-se um trabalho totalmente independente e autônomo.

Serviço
Exposição | A Fria Sensação do Azul
De 25 de março a 20 de abril
Segunda a sexta, de 10h às 19h, sábados, das 10h às 14h

Período

25 de março de 2024 10:00 - 20 de abril de 2024 19:00(GMT-03:00)

Local

Galeria Murilo Castro

Rua Saturno, 10 - Santa Lúcia CEP 30360-560 - Belo Horizonte - MG

Outros eventos

Como chegar