"Caçadores de Ficções Coloniais", de Denilson Baniwa, obra que estampa a capa da edição. Foto: Cortesia do artista
“Caçadores de Ficções Coloniais”, de Denilson Baniwa, obra que estampa a capa da edição. Foto: Cortesia do artista

Estamos experimentando mais uma mudança cultural, especificamente no campo das artes, que se compara as mudanças de fins do século 19, começos do século 20, com a ruptura do conceito de estética clássica proposta pelo modernismo e o advento de uma estética contemporânea, que levou as vanguardas até os anos 90. 

Dentre muitos dos filósofos e críticos de arte, o argentino Reinaldo Laddaga salientava em Estética da Emergência, em 2006, haver um “processo decisivo nos últimos anos no universo das artes, a formação de uma cultura diferente à moderna e suas derivações pós-modernas. Um signo particularmente eloquente deste processo é a proliferação de iniciativas de artistas destinadas à participação de grandes grupos de pessoas diversas, em projetos onde se associa a realização de ficções ou imagens com a ocupação de espaços locais e a exploração de formas experimentais de socialização. Estamos perante novas Ecologias Culturais”.

Essa “nova cultura” está inevitavelmente ligada a mudanças de formas de ativismo e participação nas áreas sociais, políticas e econômicas que apareceram com o esgotamento do modelo neoliberal.

Essas foram as primeiras constatações de um processo que abriu o debate para a reflexão do papel dos museus – como o conceito do Museu Vivo, onde o público além de assistir pudesse participar dos projetos apresentados, e artistas se engajar em projetos. Precursores como Lygia Clark foram devidamente lembrados nestas páginas, na ocasião do seu centenário.

Sem ir muito longe, arte!brasileiros acompanhou nestes últimos anos a premiação internacional de projetos como o Jamac/Autoria Compartilhada, criado em 2004 e encabeçado pela artista brasileira Mônica Nador, que arquitetou todo um trabalho de oficinas de pintura, stencils e impressão junto à comunidade do Jardim Miriam, na periferia da cidade de São Paulo, e que participou da mostra Somos Muit+s: experimentos sobre coletividade, na Pinacoteca de São Paulo, em 2019.

Nesta edição, a reportagem de Giulia Garcia traz a premiação do PIPA 2021 que, a partir deste ano contará com exposições anuais virtuais. Para Luiz Camillo Osorio, curador do PIPA, a escolha de Castiel Vitorino Brasileiro, Denilson Baniwa (cuja obra ilustra nossa capa), Ilê Sartuzi, Marcela Bonfim e Ventura Profana, neste ano, demonstra o momento de grande ebulição política e de forte desenvolvimento de poéticas experimentais que presenciamos no Brasil atual. Cada um deles evidencia obras em processo, em que o performativo, as novas tecnologias, a ancestralidade, a experimentação e as politicas de gênero estão todas embaralhadas, fertilmente misturadas, apontando para o desconhecido e com muita contundência poética.

Uma dos cinco vencedores, Castiel confirma: “O que faço são convites e lembretes de que nós podemos viver outra história que não essa racial e de gênero”, explica em vídeo gravado ao PIPA. Artista visual, escritora e psicóloga, Castiel constrói suas produções a partir dos diálogos entre saberes da arte, da macumba, da psicologia, da feitiçaria, do curandeirismo e mais “o que julgar ser necessário para produzir sobrevivência”. Não se definindo em uma técnica artística especifica.

Junto a este movimento, e isso Laddaga não podia ter previsto, vivenciamos hoje como nunca a presença da realidade virtual como elemento fundamental para se relacionar, para conhecer e para se informar. O poder da imagem ganhou outras dimensões, dentre elas a de se transformar em mais um mediador, entre a obra e o espectador.

Se no começo do século 20 alguns artistas viajavam para a França e se muniam de novas teorias e visualidades, desde o ano 2000 e especificamente desde 2010, com a aparição das redes de comunicação, toda e qualquer experiência ficou exacerbada. Para o bem e para o mal.

Com a pandemia então – que já dura quase dois longos anos! -,  a presença da imagem se tornou desesperadamente relevante, por vezes banalizada. Ver, ver, ver na tela: notícias, amigos, o entorno desde as janelas. Ver fake news, imagens reais dos desmatamentos e da matança de índios para garantir a ocupação de mineradoras, memes, obras em exposições em ambientes virtuais, se ver em seminários nacionais e internacionais virtuais. Ver filmes, documentários e séries nas plataformas digitais.

Nesta edição, vários textos convergem para documentar este momento, analisando este fenômeno, que deverá nos impactar e impactar na produção dos próximos anos. Entre eles, o texto do arquiteto e pesquisador Mateus Nunes sobre o novo livro de Giselle Beiguelman, Políticas da imagem – Vigilância e resistência na dadosfera, e a nossa nova coluna Olho Crítico, da professora, pesquisadora e crítica de fotografia Simonetta Persichetti, que analisa os efeitos das imagens do atentado às Torres Gêmeas nos EUA, em 2001.

A história da arte será outra após a – cada vez maior – adesão de artistas a projetos colaborativos e sua sensibilidade para o entorno, a comunicação digital e a pandemia, porque isso não tem a ver com computadores ou tecnologias, isso tem a ver com os sujeitos que produzem e os sujeitos que olham.

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