"Titane" de Julia Ducournau. Foto: Divulgação.

O Festival Varilux de Cinema Francês segue até quarta-feira, dia 8 de dezembro, incluindo 50 cidades brasileiras em sua itinerância. Um local especial de exibição será a tenda Varilux no Parque Lage, com projeção ao ar livre, sendo esse o único lugar em que será possível assistir Titane, de Julia Ducournau, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2021. Para a sessão do longa, no sábado, 4, às 22h25, o ingresso pode ser comprado na bilheteria da tenda ou com antecedência no site do festival (clique aqui).

Na programação do Festival Varilux 2021 – considerado o evento mais consolidado de filmes franceses fora da França – há uma variedade de gêneros, do drama à comédia, da animação ao documentário, e ainda a exibição de dois clássicos e uma mostra especial em homenagem ao ator Jena Paul-Belmondo, falecido em setembro deste ano.

A arte!brasileiros destaca algumas obras para não perder. Confira nossa lista:

Still de "Travessia". Foto: Divulgação Festival Varilux.
Still de “Travessia”. Foto: Divulgação.

A Travessia
Dir.: Florence Miailhe

Sinopse: Uma aldeia saqueada, uma família em fuga e duas crianças perdidas nos caminhos do exílio… Kyona e Adriel tentam escapar daqueles que os perseguem para chegar a um país com um regime mais brando. Durante uma jornada que os levará da infância à adolescência, eles passarão por muitas provações envoltas em um misto de fantasia e realidade para chegar ao seu destino.

Sessões disponíveis: clique aqui.

Still de "Enquanto vivo". Foto: Divulgação.
Still de “Enquanto vivo”. Foto: Divulgação.

Enquanto Vivo
Dir.: Emmanuelle Bercot

Sinopse: Um homem condenado cedo demais por uma doença. O sofrimento de uma mãe diante do inaceitável. A dedicação de um médico e de uma enfermeira para acompanhá-los num caminho impossível. Ao longo das quatro estações de um ano eles terão que lidar com a doença, domesticá-la, e compreender o que significa morrer enquanto vive.

Sessões disponíveis: clique aqui.

Still de "Paris, 13º Distrito". Foto: Divulgação Festival Varilux.
Still de “Paris, 13º Distrito”. Foto: Divulgação.

Paris, 13º Distrito
Dir.: Jacques Audiard

Sinopse: Paris, 13º arrondissement, bairro de Olympiades. Emilie encontra Camille, que se sente atraído por Nora, que acaba cruzando caminhos com Amber. Três garotas e um garoto. Eles são amigos, às vezes amantes, frequentemente os dois.

Sessões disponíveis: clique aqui.

Still de "As coisas da vida". Foto: Divulgação.
Still de “As coisas da vida”. Foto: Divulgação.

As Coisas da Vida
Dir.: Claude Sauted

Sinopse: Pierre (Michel Piccoli), arquiteto na faixa dos 40 anos, sofre um grave acidente de carro. Arremessado para fora de seu veículo, em estado de coma à beira da estrada, tem flashbacks do passado e das duas mulheres de sua vida: a ex-mulher Catherine (Léa Massari), com quem tem um filho, e Hélène (Romy Schneider), com quem vive um conturbado relacionamento.

Sessões disponíveis: clique aqui.

Foto do elenco de "Está tudo bem". Foto: Divulgação Festival Varilux.
Foto do elenco de “Está tudo bem”. Foto: Divulgação.

Está tudo bem
Dir.: François Ozon

Sinopse: Emmanuèle, romancista realizada na sua vida privada e profissional, se dirige ao hospital onde o seu pai, André, acaba de sofrer um AVC. Fantasque, apaixonado pela vida, porém cansado, pede à sua filha para ajudá-lo a acabar com isso. Com a ajuda de sua irmã Pascale, ela terá que escolher: aceitar a vontade de seu pai ou convencê-lo a mudar de ideia.

Sessões disponíveis: clique aqui.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome