Relíquias
11:00 14 de agosto de 2021 to 18:00 25 de setembro de 2021

[PRESENCIAL] Um artista multidisciplinar que explorou diversas linguagens e plataformas: assim foi Vermelho Steam, nome artístico de Cesar de Melo Ferreira, que morreu precocemente por complicações em decorrência da Covid-19. Como uma forma de homenageá-lo e trazer ao público uma produção recente de suas obras, o Centro Cultural São Paulo estreia em 14 de agosto, em parceria com a Galeria Luis Maluf, a exposição Relíquias - um recorte inacabado dos trabalhos que Vermelho desenvolvia nos últimos dois anos.

Com curadoria de Luis Maluf e realização da Secretaria Municipal de Cultura e Galeria Luis Maluf, Relíquias é um projeto que teve apoio da família de Vermelho, representada por sua mãe, Helena Melo; seu irmão, Marcelo Melo; e primas, além de amigos muito íntimos que estiveram ao lado do artista durante sua vida profissional e íntima, como João Cunha, William Pereira, Jey, Vincent Jean-Baptiste Guilmoto, Enivo e Dra. Ana Claudia Quintana, psicóloga e amiga de Vermelho que, além de acompanhar sua produção, escreveu os principais textos a seu respeito. Foram muitas dessas pessoas que tiveram acesso às criações das últimas obras de Steam.

O curador Luis Maluf ressalta que a mostra não tem um caráter retrospectivo, mas sim a função de registrar o último respiro de produção do artista, que se dedicava à uma nova exposição prevista para entrar em cartaz no final do primeiro semestre de 2021. Os materiais de trabalho sobre sua mesa, os cavaletes, a disposição das tintas e pincéis também fazem parte de Relíquias como um modo de representar esse fragmento do tempo que parou.

Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 18h.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome