Projeto Novo Tempo
19:00 to 19:00 - 22 de abril de 2021

[VIRTUAL] Os fundadores do Homeostasis Lab convidaram 9 curadores brasileiros a criar mostras autorais, com foco no impacto dos meios digitais na poética e estética da arte contemporânea, a partir de pesquisas sobre os efeitos de uma realidade no território etéreo da internet. "Novo Tempo" reúne exposições assinadas pelos curadores Flávio Carvalho, Gabriel Menotti, Guilherme Teixeira, Luciana de Paula Santos, Mari Nagem, Paloma Oliveira, Pedro Caetano, Rudá Cabral e Taís Koshino e apresenta obras de artistas diversos, como Adriano Costa, Brian Mackern, Cibelle Cavalli, Gabriel Massan, Giselle Beiguelman, Lev Manovich, Lyz Parayzo, Mario Klingemann, Marissa Noana, Pedro Victor Brandão, Hammam Radio • حمّام راديو e Rodolpho Parigi.

Acesse homeostasislab.org

--

imp | curadoria de Flávio Carvalho

Em imp, o artista de media art, curador de arte digital e diretor de arte Flávio Carvalho  traz  uma espécie de "expo game" e convida o visitante a interagir e refletir sobre a efemeridade por meio de obras dos artistas Gabriel Massan, Marciel Conrado, Sabato Visconti, Ultraglitx e Umlo Boh.

Habitar a Duração / Dwell in the Duration | curadoria de Gabriel Menotti 

Trabalhos que exploram novas configurações de imagem e, com seus infinitos detalhes e variações, convidam o público a reconhecer as diversas temporalidades da computação em rede.

Notas sobre alguma disfuncionalidade | Curadoria de Guilherme Teixeira

Composta por quatro obras, um vídeo, um texto e uma negociação de um trabalho em NFT (non-fungible token) -,  Notas sobre alguma disfuncionalidade se utiliza do meio digital para trazer indagações sobre o fazer artístico: Qual a potência de frustração da experiência artística? Qual a responsabilidade que os agentes envolvidos nesse processo possuem de autorizar isto? É possível pensar num espaço onde a ilegibilidade seja constitutiva?

23° 26' 14" S - Visualizing Spatial Data | Curadoria de Luciana de Paula Santos

Refletir sobre a estética do big data, as formas de percepção, interpretação, decodificação, representação e expressão estética da grande quantidade de dados produzidos pelos espaços conectados em rede e as formas possíveis de descentralização da vigilância e controle promovidos por esse meio. Este é o objetivo de 23° 26" 14'  Visualizing Spatial Data.

Confirm Humanity | Curadoria de Mari Nagem

No início do século 21, foi criado um teste público completamente automatizado para diferenciar computadores de humanos, o famoso CAPTCHA. "Entre os limites de texto e imagem, provamos para as máquinas a nossa humanidade. Ou não. Ao longo da história, a espécie humana criou regras e códigos. De gênero, de raça, e definiu indicadores econômicos e sociais. (...) Fazer parte da história; nem sempre", diz a artista-curadora Mari Nagem, que traz, na exposição Confirm Humanity,  artistas brasileiros interessados na reflexão sobre o fluxo, o trânsito e a indefinição como condição primeira da existência e - por que não? - na ideia de uma versão atualizada de humanidade.

Rádio Livre derruba avião | Curadoria de Paloma Oliveira

Rádios comunitárias online e coletivas carregam a independência em seu cerne, garantem sua viabilização e existência a partir de coletivos que funcionam como antagonismo contra os meios dominantes. São espaços independentes, de oposição e democracia dentro da internet que, geralmente, são baseados em tecnologias livres. É nesse contexto que nasce a pesquisa de Paloma Oliveira. Em Rádio Livre derruba avião, ela apresenta três rádios comunitárias e levanta reflexões sobre expressão, democratização, resistência contra o apagamento e o silenciamento.

NEVERENDING STORIES / STORIES SEM FIM | Curadoria de Pedro Caetano

O caráter perene dos Stories, uma das ferramentas da rede social Instagram, é explorado nesta mostra por Pedro Caetano, artista visual com formação em cinema e atuação em diferentes esferas do sistema das artes: além de artista, foi fundador da galeria Polinesia - que funcionou em São Paulo de 2007 a 2010 -, foi produtor e DJ, desenvolve projetos de curadoria e, mais recentemente, toca a Rádio & Lanches, uma web rádio focada em música e cultura.

Chat Cube (alfa release) | Curadoria de Rudá Cabral

Uma exposição ambientada em um jogo de computador e live streaming, na qual trabalhos de arte digital convivem com projetos de instalações, esculturas e transposições de trabalhos físicos para o game.  Essa é a proposta da curadoria de Rudá Cabral,  artista que atua no audiovisual expandido - filmes, narrativas imersivas, hipertexto e transmídia.

Rasga | curadoria de Taís Koshino

Taís Koshino tem o desenho como foco de sua pesquisa. Ela investiga sobre as possibilidades de abarcar a imprecisão e  potência de impermanência que evoca uma outra percepção. Explora essas questões em diversos suportes: no papel, na pele e no vídeo. E é o que faz em Rasga, por meio de obras de Eran Hilleli, Ivo Puiupo, Maria Helena Novakoski, Mario Klingemann, Marissa Noana, Sasha Stiles, Zhana Mitkova, além de trabalhos de sua própria autoria.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome