Um conjunto expressivo da produção do fotógrafo Nicholas Nixon (1947, Detroit, Michigan, EUA) é, pela primeira vez, exibido no Brasil nesta exposição realizada pelo Instituto Tomie Ohtake com a colaboração da Fundación MAPFRE. Com curadoria de Carlos Gollonet, chefe de fotografia da Fundación MAPFRE e obras provenientes do acervo da fundação espanhola, a mostra traz 182 imagens divididas em nove núcleos que indicam a notabilidade do artista em retratos e fotografia documental: As Irmãs Brown, Cidades, Varandas, Idosos, Casais, Família / Casa, Retratos e fotos recentes.
O premiado fotógrafo norte-americano tem explorado sobretudo o retrato desde os anos 1970, centrando-se em temas como envelhecimento, família, afeto, cumplicidade e solidão. Embora mais conhecido pela As irmãs Brown, trabalho em que registra ano a ano um grupo de quatro mulheres, Nixon criou várias outras séries também reconhecidas por revelar justamente o que não se vê: a humanidade e a emoção contida em expressões de idosos residentes em asilos, casais, grupo de pessoas, além de vistas primorosas de cidades.
*Em função da pandemia, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Governo do estado de São Paulo, a exposição ficará fechada de 6 a 19 de março.