Ìyàmì – Nadia Taquary
19:00 9 de dezembro de 2021 to 19:00 31 de janeiro de 2022

[PRESENCIAL] Imersa num sistema de saberes oriundo de Áfricas pré-coloniais que reverberam a partir da margem americana do atlântico, a artista Nadia Taquary propõe, como conceito central para a criação de sua poética, o “protagonismo do feminino preto” na construção e ordenação de mundos. Na exposição são apresentadas "obras que afirmam o poder mítico e ancestral do feminino responsável pela própria energia geradora da vida. A
artista dá visibilidade a um repertório de apurados Ìtàns que revelam as divindades como o maior símbolo do poder feminino na cultura Nagô", escrevem Ayrson Heráclito e Thais Darzé.

"Tal abordagem, além de estética, é sem dúvida política. Revelando, assim, o empenho afirmativo de um feminismo peculiar, no âmbito da arte contemporânea brasileira, feita por mulheres artistas racializadas - a própria marginalização das divindades femininas ancestrais, estigmatizadas por uma visão preconceituosa como seres perigosos e nocivos - revelam o quanto a nossa sociedade é patriarcal e machista", completam.

Funcionamento normal: segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 13h
Início da mostra: 9 de dezembro de 2021
Fim da mostra: 31 de janeiro de 2021

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome

EnglishPortuguese