Galeria Bolsa de Arte, Abertura 31/10
A série inédita de monotipias "Impressão Vegetal", de Hugo França, ganha exposição na galeria Bolsa de Arte, em São Paulo.
O artista teve um desenvolvimento em seu processo criativo importante após seu primeiro contato com Tom Fetch, artista alemão que vive na França, durante a Design Miami/ de 2016.
A empatia e da descoberta de similaridades reuniu Hugo e Tom. Juntos, trabalharam em um projeto do fotógrafo para uma exposição na Alemanha, mas foi na despedida de Fetch do paraíso baiano que nasceu um grande legado dessa amizade.
Antes de voltar à França, Tom presenteou Hugo com um pacote de papel Arches, sugerindo que ele buscasse um novo viés do seu trabalho através do desenho. O artista conta que se surpreendeu, pois não havia pensado nessa possibilidade. "Ao mesmo tempo, me provocou o pensar. Foram muitas as tentativas de uso do novo suporte, muitos estímulos à minha percepção e compreensão, até que encontrasse uma via de criação que fizesse sentido para mim", diz França.
Com matrizes feitas de pedaços de troncos, fatias e blocos saídos da produção de suas esculturas mobiliárias e uma mistura de carvão vegetal e verniz, iniciou-se uma produção de monotipias. Registros íntimos do corpo e da textura da estrutura lenhosa das árvores. “Pela primeira vez, me dedico a um trabalho no plano bidimensional. Não sinto que me afastei da minha poética porque a madeira, o carvão e o verniz são materiais que me acompanham desde o início de minha carreira", completa o artista.
Assim nasceu Impressão Vegetal, mostra individual inédita, composta por 12 trabalhos, que abre na Galeria Bolsa de Arte, em São Paulo, no dia 31 de outubro.