Exposição coletiva: Uma História Natural das Ruínas
15:00 22 de fevereiro de 2021 to 19:00 24 de julho de 2021

Uma História Natural das Ruínas é uma exposição coletiva que explora diferentes formas de resistência aos modos como o imaginário colonial moderno hegemônico tem capturado nossa imaginação. Com base em diversas práticas artísticas, esta exposição busca oferecer oportunidades para pensar sobre a cura no que a autora Anna Tsing chama de “sobrevivência precária”. A mostra também tenta abordar as implicações da representação fora da linguagem, a fim de explorar outras tecnologias e formas de inteligência que não as humanas.

No centro da exposição está uma crítica à divisão moderna entre natureza e cultura e suas implicações ontológicas. Por meio de uma série de processos históricos, alguns humanos se separaram da natureza e, portanto, a fabricaram como uma categoria. Os regimes coloniais propagam essa noção por meio da educação e da exploração, normalizando a natureza como um “recurso” à disposição dos humanos. É em grande parte por meio do conhecimento e das práticas ecológicas dos povos indígenas que essas categorias coloniais em funcionamento podem ser produtivamente desafiadas.

Artistas: Denilson Baniwa, Louidgi Beltrame, David Bestué, Minia Biabiany, Paloma Bosquê, Elvira Espejo Ayca, Sheroanawe Hakihiiwe, Isuma, Cristiano Lenhardt, Candice Lin, Lina Mazenett e David Quiroga, max wíllà morais, Daniel Steegmann Mangrané, Janaina Wagner.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome