Experiência Tumulto IV – Jonas II
11:34 20 de outubro de 2018 to 11:34 22 de novembro de 2018
Andrea Rehder, Av. Brasil, 2079 - Jardins, São Paulo Como chegar
Em Andrea Rehder, até 22/11
Com curadoria de Fábio Magalhães, a Galeria Andrea Rehder traz "Experiência Tumulto IV - Jonas II", de Wagner Barja.
A exposição se dá por provocações por meio da forma, o material, o espaço, a luz/sombra,  o impulso de linguagem  eminentemente plástico. As associações de significados diversos construídas pelo artista a partir de objetos híbridos.  Wagner Barja traz uma instalação com um emaranhado de possibilidades interpretativas advindo de símbolos e mitos, sem abrir mão tramas poéticas.
O título da obra, Tumulto IV, é a porta de entrada para a experiência artística, um tema para nossas reflexões. O tumulto é uma irrupção, invasão súbita, transbordamento da ordem que altera e põe em risco o ritmo natural das coisas. Associado ao nome do profeta Jonas, os ossos da baleia nos apontam para o tema bíblico, para a destruição de Nínive, séculos antes da nossa era. Nos faz pensar sobre o poder, a crueldade e a violência.
Deus ordena a Jonas: “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.” Jonas 1:2
E, a partir disso, a obra de Wagner Barja trabalha conceitos de território, de imersão, de inclusão e de afastamento. Faz referências à noção do sagrado, espaço protegido e de espaço profano, sujeito às forças da natureza. Há proximidade, inclusive, com mitos de origem da cultura Tupinambá (Monan e o dilúvio).

Location

Share our event

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome