Espaço – Projeto 4×5
11:00 31 de julho de 2021 to 18:00 20 de agosto de 2021

[PRESENCIAL / VIRTUAL] Espaço é o primeiro eixo temático do Projeto 4x5. Com curadoria de Douglas de Freitas, o projeto é organizado em quatro eixos - Espaço, Projeto, Paisagem e Corpo -, eleitos a partir de quatro artistas emblemáticos que integram o acervo da Galeria: Amilcar de Castro, Julio Plaza, Eleonore Koch e Leonilson. Cada módulo será apresentado em exposições de curta duração, de cerca de 15 dias, e trará, ao todo, obras de dez artistas convidados e dez representados por Marília Razuk. Neste primeiro módulo serão exibidas obras de Ana Sario, Alexandre Canonico, Daniel Acosta e Hugo Frasa em diálogo com a produção de Amilcar de Castro.

Considerado um dos maiores artistas brasileiros, Amilcar foi um dos líderes do movimento neo-concretista, grupo que surgiu no final dos anos 1950 e defendia a liberdade de experimentação, sugerindo que a arte não é mero objeto, possui sensibilidade, subjetividade e vai além do geometrismo puro. "As formas geométricas planas de Amilcar se abrem para o espaço a partir das suas operações, seja de corte e dobra, seja de deslocamento. Nesse sentido, os artistas participantes desse primeiro módulo, trabalham com a forma e suas possíveis relações com o espaço, seja o espaço real, da tela, ou ainda o mental. Assim planos constroem elementos no espaço, ou espaços se planificam nas obras", explica o curador.

Funcionamento: segunda a sexta, das 11 às 18h, e sábados, das 11h às 16h. Visitas mediante agendamento por telefone ou e-mail ([email protected])

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome