DÕ: o caminho de Shoko Kanazawa
11:00 19 de março de 2021 to 17:00 4 de julho de 2021

[PRESENCIAL] A manifestação poética e filosófica extremamente conhecida e popular no Japão, é destaque na mostra onde estão exibidas obras da artista Shoko Kanazawa, que utiliza técnicas e saberes milenares e os atualiza, trazendo seus conceitos para a contemporaneidade.

Expostas no térreo da sede da instituição, na Avenida Paulista, 52, as obras de Shoko desvendam e retratam a filosofia do Shodō (書道) que significa, em japonês, o caminho da escrita, em que ‘Shō’ exprime o ato de representar letras e palavras com métodos e formas variadas. Este trabalho visa dar vazão às emoções através da escrita e é uma arte e disciplina ensinada às crianças japonesas durante a educação primária. É praticada tanto com caracteres ideogramáticos – kanji – quanto com os fonéticos – hiragana e katakana. Conhecida por exigir alta precisão do calígrafo, cada caractere dos kanji deve ser escrito segundo uma ordem de traços específica, aumentando dessa forma a disciplina necessária daqueles que praticam esta arte. A liberdade de cada artista nesse gestual e interpretação é o que determina o estilo individual.

Entrada gratuita | Horário de funcionamento:  Terça-feira a Domingo, das 11h às 17h.
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/. *Em função da pandemia, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Governo do estado de São Paulo, a exposição ficará fechada de 6 a 19 de março.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome